Dieta do leite: conheça o poder emagrecedor do cálcio!

Aposte nos benefícios do leite para perder medidas e ficar em forma! Saiba como o consumo de cálcio influencia no emagrecimento.

Por Yara Lombardi - 10/01/2017
Mulher sorrindo, negra, cabelo crespo, segura um copo transparente com leite

Foto: Shutterstock Images

Durante toda a nossa vida, o leite se fez presente como um grande aliado a favor da saúde. Afinal, essa poderosa bebida foi o primeiro alimento que consumimos e contribuiu (e muito!) para o nosso desenvolvimento. A novidade, agora, é a comprovação pela medicina de que o cálcio presente na composição do leite ajuda a reduzir medidas. A descoberta, apresentada pelo pesquisador Michael Zemel, dos Estados Unidos, revelou que aliar uma dieta de baixa caloria com o consumo de laticínios light é capaz de queimar 69% a mais de gordurinhas quando comparada a outras dietas. E mais: pessoas que consumiram 2 iogurtes por dia durante o ano também normalizaram a pressão sangüínea, o colesterol e os triglicérides.

Jarra e copo com leite

Foto: Shutterstock.com

Ponto para o cálcio!

A explicação para todos esses benefícios está relacionada à atuação do cálcio no nosso organismo. Quando há uma grande quantidade desse mineral no sangue, as células adiposas deixam de armazenar gordurinhas e passam a queimar aquelas já estocadas. Assim, a Dieta do Leite é uma combinação de refeições recheadas com alimentos ricos em cálcio, mas pobre em calorias e gorduras. Para conquistar um bom emagecimento, os nutricionistas indicam o consumo de 1.000mg desse mineral por dia. Como os laticínios possuem uma alta quantidade de gordura animal, é importante ficar atenta aos rótulos dos produtos e investir nas versões desnatadas e light desses alimentos. O cálcio pode ainda ser encontrado nas verduras verde-escuras, como a couve, o brócolis, a rúcula, etc.

Vá de leite de soja

Pessoas que possuem intolerância à lactose também podem aderir à Dieta do Leite. Nesse caso, é indicado consumir o leite de soja acrescido com cálcio. Vale ainda ressaltar que a ingestão desse mineral deve ser feita com moderação, já que o seu consumo excessivo pode sobrecarregar o funcionamento dos rins.

Mulher sorrindo, negra, cabelo crespo, segura um copo transparente com leite

Foto: Shutterstock.com

Ranking do Cálcio

Fique de olho na quantidade de cálcio de cada alimento presente na sua rotina! Confira:

1 copo (200ml) de leite desnatado – 279mg
1 copo (200ml) de leite desnatado acrescido com cálcio – 360mg
1 pote (200ml) de iogurte natural – 250mg
1 pote (200ml) de iogurte light – 220mg
1 fatia de queijo-de-minas – 174mg
1 polenguinho – 80mg
1 pote (80ml) de leite fermentado – 30mg
1 xícara (chá) de espinafre cozido – 136mg

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM