Dieta das 5 águas: gelada, com gengibre, berinjela, limão e ameixa

Nutricionista passa cardápio de alimentos combinados que podem emagrecer até 3kg em uma semana

Além de saciar a sede, a água tem funções importantes no organismo. Quando combinada com os alimentos certos, pode ajudar quem deseja secar e ter um corpo em forma. Para isso, o nutricionista Gabriel Cairo Nunes elaborou um cardápio especial para você emagrecer 3kg em apenas uma semana.

Água com gengibre
Possui fins terapêuticos, com ação bactericida e desintoxicante. Além disso, melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório. Por ser termogênico, o gengibre acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal. Modo de preparo: em 2 copos de água (400ml), adicione uma colher (sopa) de fatias finas de gengibre (1cm). Deixe curtir por quatro horas.

Água com berinjela
A berinjela possui uma grande quantidade de fibras, que reduzem a velocidade da absorção da glicose e aumentam a sensação de saciedade, e ajudam no emagrecimento. Modo de preparo: corte uma berinjela, com as cascas, em rodelas. Ferva em um litro de água por 15 minutos. Retire a panela do fogo e tampe até amornar. Coe, coloque o conteúdo em uma garrafa de vidro e guarde na geladeira. A água pode ser consumida até o dia seguinte.

+ Sucos detox para turbinar sua dieta

Água com limão
Tem zero calorias e é uma boa fonte de ácido fólico, potássio e vitamina C. É antioxidante e contém nutrientes que bloqueiam a ação dos radicais livres, que atuam no envelhecimento celular, podendo causar doenças do coração e artrite. Modo de preparo: em 2 copos de água (400ml), esprema um limão e agite.

Água com ameixa
Muito utilizada por pessoas que sofrem com prisão de ventre. Além disso, ajuda no controle do colesterol alto, uma vez que possui grande quantidade de fibras. Modo de preparo: de uma noite para outra, deixe 3 unidades de ameixa descansarem em um copo grande de água (300ml).

Água gelada:
“Quando tomamos água gelada, o organismo precisa gastar mais energia para equilibrar a temperatura do corpo”, explica o nutricionista Gabriel Cairo Nunes. Por isso, o metabolismo acelera e chega a gastar cerca de 10 calorias para igualar a temperatura do líquido e a do corpo.

Foto: Thinkstock e Getty Images

Foto: Thinkstock e Getty Images

Segunda-feira:

Café da manhã: 1 maçã / 300ml de água de berinjela.
Lanches da manhã e da tarde: 200 ml de iogurte light / 2 colheres (sopa) de aveia.
Almoço e janta: 1 colher de servir se alface picado / 1 colher de servir de abóbora refogada / 1 colher (sopa) de arroz integral / 1 colher (sopa) de feijão / 1 filé de peixe pequeno.

Terça-feira:

Café da manhã: 1 pêra / 300 ml de água de ameixa.
Lanches da manhã e da tarde: 200 ml de leite desnatado batido no liquidificador com 100 ml de iogurte natural.
Almoço e janta: 1 colher de servir de abobrinha refogada / 1 colher de servir de tomate / 1 colher (sopa) de arroz parbolizado / 1 colher (sopa) feijão / 1 filé de peixe pequeno.

+ Com manter a dieta passando o dia fora de casa

Quarta-feira:

Café da manhã: 1 banana / 300 ml de água gekada.
Lanches da manhã e da tarde: 2 fatias de queijo branco / 100 ml de suco de soja light.
Almoço e janta: 1 colher de servir de couve / 1 colher de servir de pepino / 1 colher (sopa) de arroz parbolizado / 1 colher (sopa) de lentilha / 1 bife acebolado.

Quinta-feira: 

Café da manhã: 1/2 mamão papaia / 300 ml de água com gengibre.
Lanches da manhã e da tarde: 1 torrada multigrãos com 1 colher de sopa de creme cottage light / 100 ml de chá de camomila.
Almoço e jantar: 1 colher de servir de escarola / 1 colher de servir de cenoura / 1 colher (sopa) de macarrão integral / 1 almôndega.

+ Os erros mais comuns das dietas

Sexta-feira:

Café da manhã: 1/2 goiaba / 300 ml de água com limão.
Lanches da manhã e da tarde: 1 unidade de leite fermentado / 2 cookies light sabor chocolate.
Almoço e jantar: 1 colher de servir de brócolis / 1 colher de servir de palmito / 1 colher (sopa) de arroz integral / 1 colher de sopa de lentilha / 1 pedaço de carne assada.

Essa dieta pode ser seguida por até uma semana. Se possível, procure um médico para acompanhar seu emagrecimento.

Consultoria: Gabriel Cairo Nunes, nutricionista. (www.gabrielcaironunes.com.br)