Viajante de luxo: dicas de viagem para não fazer feio no aeroporto

Pensando em fazer aquela viagem dos sonhos e para tanto, ter que entrar em um aeroporto? Que tal conferir algumas dicas de etiqueta e comportamento?

fotografia de pessoas dentro de um aeroporto após desembarcar
Como em qualquer outro lugar, é importante se preocupar com o comportamento dentro de um aeroporto. Foto: Pexels / Negativa Space

Fique de olho no horário do seu voo. Vivemos em um país que possui o hábito de “atrasar uns minutinhos”. No entanto, isso não pode acontecer quando o assunto é viagem aérea. Calcule o tempo do caminho até o aeroporto com sobra. Lembre-se de chegar com pelo menos duas horas de antecedência com relação ao horário de embarque. Imprevistos podem acontecer tanto com você quanto com a companhia aérea.

Preze pelo conforto. Procure combinar beleza e conforto. Acredite, um look elegante pode te fazer se sentir bem mas, se não for confortável, você provavelmente irá passar por desagrados, principalmente em viagens longas.

Higiene pessoal. Antes de embarcar, verifique se o desodorante está em ordem, o cheiro dos pés e de escovar os dentes. Além de garantirem um bem-estar individual, são indispensáveis para o convívio com os demais passageiros, principalmente em voos econômicos, onde as pessoas viajam muito próximas umas das outras. Uma necessaire com os itens básicos de beleza e higiene vai bem. Cuidado também com o perfume escolhido: se o cheiro for muito forte, poderá ser uma experiência desagradável para algum alérgico de plantão.

Detectores são obrigatórios. Você pode até não gostar, mas passar pelos detectores de metal e raio-x são procedimentos obrigatórios para todos os passageiros. Por isso, tente fazer desta etapa da viagem, algo o menos desagradável possível. Esteja preparado: seu cinto tem fivela de metal? Tire-o. Moedinhas no bolso? Elas também irão fazer o detector apitar.

Imagem deum avião decolando de um aeroporto

Lembre-se: o aeroporto é o primeiro passo para a viagem dos seus sonhos. Foto: Pexels / Tookapic

Vá ao banheiro antes de entrar na aeronave. Como já dissemos, o espaço dentro do avião é pequeno e geralmente, quando você precisar sair de sua poltrona, irá esbarrar em alguém. Indo ao banheiro do aeroporto você evita pelo menos de ter que sair de seu assento.

Não existem tomadas para todos. Muitas vezes a espera na sala de embarque do aeroporto é longa. Como ela é compartilhada com muitas outras pessoas e a maioria delas usa algum aparelho eletrônico, há grandes chances de alguém precisar e, no entanto, ficar sem tomada. Se você não abre mão do seu celular, tablet ou notebook, considere adquirir um carregador portátil.

Fique atento às regras de embarque. Nada de bancar o apressadinho neste momento. Os assentos de um avião são numerados, como você pode notar na sua passagem. Por isso, nada de correria e desespero na hora de entrar no avião. Alguns passageiros têm prioridade na hora do embarque e, no geral, são os mesmos que possuem preferencial em qualquer tipo de fila no Brasil, como as pessoas acompanhadas por crianças de colo e idosos. Além deles, há também os clientes preferenciais, como os dos programas de fidelidade e cartões de crédito. Aguarde a sua vez. Nada de furar fila! E não esqueça que a apresentação do documento de identidade é obrigatório.

LEIA TAMBÉM