Dicas e tira-dúvidas com o Dr. Bactéria

Confira dicas com o Dr. Bactéria e esclareça as dúvidas mais frequentes relacionadas à higiene da casa, dos alimentos e muito mais!

dr,bacteria,bacterias,roberto figueiredo
Gabriela Rossa Drewes

Muitas dúvidas à respeito da higiene do nosso lar, ou até mesmo do dia a dia passam pela nossa cabeça. Roberto Figueiredo, o Dr.Bactéria, é especialista em Microbiologia, a ciência que estuda os micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos. Ele dedica o seu tempo para tentar melhorar a qualidade de vida das pessoas e mandar para bem longe os organismos que possam fazer mal para a nossa vida. Veja a seguir dicas e explicações de muitas dessas dúvidas!

Higiene geral

esponja,verde,detergente

FOTO: iStock.com/Getty Images

◆ “As esponjas da cozinha devem ser desinfetadas uma vez ao dia e trocadas toda semana”, diz Dr. Bactéria. E você pode desinfetá-las de duas formas:

1. Envolva a esponja, ainda úmida, em um papel-toalha e leve-a ao microondas por 30 a 60 segundos. Retire, com cuidado para não se queimar, e guarde-a em um local seco e protegido, nunca sobre o sabão.

2. Prepare uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária com mais 1 litro de água. Mergulhe a esponja nessa solução por 5 a 10 segundos, torça-a e guarde-a em um local seco e protegido, nunca sobre o sabão.

As carnes não devem ser lavadas, pois isso pode acarretar em problemas, como por exemplo, facilitar a penetração dos germes na carne, perda de nutrientes e até a contaminação generalizada de toda a cozinha e das mãos do manipulador.

Não feche pacotes de alimentos com pregadores de roupas, pois eles estão sujeitos à contaminação por poeira, insetos, pássaros e outros animais. “Existe ainda a contaminação da embalagem e das mãos do manipulador, e mesmo os lacres comprados para essa finalidade apresentam um metal que pode oxidar e levar à contaminação dos alimentos”.

◆ As escovas de dente só podem ser mantidas na pia desde que a descarga nunca seja dada com a tampa do vaso sanitário aberta. Caso contrário, os germes poderão se espalhar pelo ar e contaminá-las, assim como os outros objetos colocados na pia.

Veja também!

Dicas para higienizar e conservar os alimentos corretamente!

Aprenda a cuidar dos pisos da sua casa!

Descubra hábitos alimentares que você deve evitar já!

Controle de praga

Banheiro, decorado, privada, pia, paredes azuis

FOTO: Shutterstock.com

◆ As mosquinhas do banheiro não representam problemas de doenças, mas servem como alerta para a necessidade de limpeza do ralo. Para limpar, retire o tampão, pegue uma bacia com uma solução de água quente (1 litro) mais 1 colher de sopa de detergente e lave-o com escova própria utilizando luvas. Jogue água bem quente para enxaguar. Em seguida, prepare uma solução de 1 litro de água fria com um copo de água sanitária e despeje novamente no ralo.

◆ As formiguinhas encontradas muitas vezes pela casa, principalmente na cozinha, podem propagar microorganismos para os alimentos. “Alimentos que apresentam qualquer tipo de inseto, seja abelha, seja uma simples formiga, devem ser descartados”, ressalta o Doutor.

Veja mais!

Veja essas e muitas outras dicas no livro Xô, Bactéria!, do Dr.Bactéria. O exemplar é um verdadeiro manual para se ter uma melhor qualidade de vida.

Consultoria: Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, especialista em Microbiologia