Dicas para ser mais feliz na vida profissional

Confira algumas dicas fáceis para melhorar o seu dia a dia de trabalho!

Dicas para ser mais feliz na vida profissional
Por Melissa Marques - 05/07/2016

FOTO: iStock

Está procurando emprego ou quer melhorar o seu rendimento no dia a dia da empresa? Confira algumas dicas fáceis para conquistar um ambiente de trabalho mais leve, participativo e engajado! Confira:

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Se você está em busca de um emprego:

Seja pontual

Não chegue atrasada, a primeira impressão é sempre a que fica. Mas também não chegue muito adiantado para não se mostrar ansioso. “O horário em que você chega para a entrevista já é o primeiro fator a ser analisado, por isso o ideal é chegar com alguma antecedência. Se você chega após o horário da entrevista, dá a entender que vai se atrasar sempre para o trabalho”, explica Ana Lisboa, choach de carreira e especialista em Gestão de Pessoas.

Responda de forma coerente e concreta

“Um candidato bem preparado sabe explicar de forma sucinta aquilo que fazia nos empregos anteriores, bem como os sonhos ou metas profissionais”, ensina. Por isso, é importante pensar nas respostas para estas questões logo que for iniciada a busca por um novo emprego.

Tenha interesse verdadeiro pela vaga

“Após passar pela entrevista, você pode tirar algumas dúvidas sobre a vaga, a forma como o trabalho é conduzido, ou qualquer outro detalhe que possa ser interessante para você. Dependendo do processo, o momento de tirar este tipo de dúvida pode vir depois, por isso é importante ser cuidadoso e não exagerar nas perguntas, apenas demonstrar interesse”, explica a coach.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Se interesse pela empresa

“Busque por notícias sobre a empresa na internet e pesquise sobre ela, tanto no site oficial quanto em outros”, sugere Ana. “Além de ir à entrevista com informações, você terá material para fazer perguntas interessantes, de forma a gerar empatia com o entrevistador”, explica.

Enxergue a entrevista como uma negociação

Segundo Ana, o grande trunfo para se dar bem em uma entrevista de emprego é posicionar-se como alguém que está indo para uma negociação. “Quando se tem essa postura, o candidato tem compreensão sobre sua capacidade e sobre quanto vale seu trabalho, e por isso vai ter compreensão sobre o resultado do processo de seleção”, conclui.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Se você já tem um emprego:

Fuja de fofocas

A vontade de ficar em rodinhas e falar sobre a vida dos outros pode até ser tentadora e divertida, mas acredite: além de pegar muito mal (é fácil e rápido ganhar rótulos), uma hora ou outra, você também pode virar o assunto, prejudicando tanto a sua reputação quanto as suas chances de subir na empresa. Então, tenha cuidado!

Saiba se comunicar

Isso é importante para manter uma boa relação com os colegas e os chefes. A pessoa que fala bem, com credibilidade, baseada em fatos (e não em suposições) e num tom adequado de voz acaba facilmente ganhando o respeito e a confiança de todos.

Participe!

Não deixe de expor suas ideias, opine, faça sugestões criativas, vá além das tarefas comuns! Mas saiba dosar tudo isso. O mais importante é mostrar interesse, que você está envolvida no trabalho, e saber o momento certo de falar. Se exagerar nos comentários, pode acabar se tornando inconveniente e ser vista como chato.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Tenha mais iniciativa

Não espere que alguém peça algo a você. Assim que notar que uma tarefa precisa ser feita (e que você tem condições de colocá-la em prática), faça! Mostre que quer aprender mais, além do trabalho que já faz. Naquela hora, pode até parecer que esse conhecimento não será tão útil, mas, com o tempo, talvez surja a oportunidade de mostrar sua experiência.

Trabalhe em equipe

Contribua com os colegas, busque formas de facilitar o trabalho de todos e não negue um pedido de ajuda. Tudo isso vai trazer bons contatos e uma boa imagem para você.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Apele para a fé (mal não vai fazer, né?)

Abrir caminhos na carreira

Escreva em um papel qualquer: “do suor do rosto comerás o pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porque és pó e ao pó retornarás”. Depois, coloque dentro de sua carteira de trabalho e leia sempre que for procurar emprego. Após ler, bata o pé três vezes no chão e guarde novamente o papel. Quando conseguir um emprego, jogue no lixo.

Conseguir promoção

Em um copo com água, coloque três pitadas de sal grosso e três ramos de comigo-ninguém-pode. Peça ao seu anjo da guarda para conquistar a promoção que deseja. Coloque a água em uma garrafa e pingue três gotas no local onde trabalha. Depois, jogue o líquido na pia, as sobras no lixo e reutilize a garrafa e o copo normalmente, depois de bem lavados.

Aumentar freguesia

Se você tem uma loja, mas os clientes andam sumidos, escreva o seu desejo em um papel verde. Guarde-o junto com um trevo-de-quatro-folhas (de qualquer material) dentro de um envelope também verde. Leve para o seu trabalho e guarde em um lugar que só você conheça. Todos os dias pela manhã, durante 15 dias, pegue o envelope nas mãos, esfregue bem e concentre-se no seu pedido. Depois, jogue-o no lixo.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Emprego garantido

Enrole um terço em sua carteira de trabalho. Em seguida, reze sete Pais-Nossos e clame pelo seu anjo da guarda com fé. Acenda uma vela verde-escura, em um pires, e leia em voz alta o Salmo 36, pedindo para encontrar um emprego. Depois, sempre que sair para procurar emprego, leve sua carteira enrolada no terço e acredite na ajuda do anjo. O pires, depois de lavado, pode ser usado normalmente.

Ganhar da concorrência

Escreva numa vela vermelha o seu nome e, em outra, o da concorrência, da base até o pavio. Passe mel nas duas e acenda-as em pires separados. Quando queimarem, diga: “vou ganhar todas as concorrências que pintarem, em nome de Deus”. Enterre as sobras num vaso de comigo-ninguém-pode e saia do local rezando um Credo. Lave e use os pires.

Sorte nos negócios

Coloque água até a metade de um copo. Depois, acenda uma vela em um pires e reze a prece de sua preferência para o seu anjo da guarda. Deixe queimar até o fim e, em seguida, jogue a água em um vaso. Faça isso durante três segundas-feiras seguidas pela manhã. Os restos da vela devem ser jogados no lixo e o pires pode ser usado normalmente, depois de lavado.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

Faça o teste e descubra como você é no trabalho:

1 Como é sua casa?

a) Simples. Tem pouca coisa para facilitar a arrumação
b) Organizada. Cada coisa tem o seu lugar
c) Bagunçada. Cheia de objetos por todos os lados

2 Qual tipo de trabalho você prefere?

a) “De preferência algum que envolva raciocínio lógico”
b) “Aqueles ligados à disciplina”
c) “O que eu possa usar minha imaginação”

3 Qual sua reação quando precisa trabalhar em equipe?

a) “Faço de tudo um pouco para terminarmos logo”
b) “Assumo a liderança e divido as tarefas de cada um”
c) “Já começo a pensar em ideias diferentes para o serviço”

4 Como você lida com as dificuldades?

a) Encontra o caminho mais fácil para resolver a situação
b) Pensa com calma até encontrar a melhor forma de lidar com o problema
c) Usa toda a sua energia para encontrar a solução

5 Quando surge um novo desafio, você:

a) Se esforça para resolvê-lo
b) Traça metas para lidar com ele
c) Fica animada, imaginando soluções

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

RESULTADOS

Maioria A

VERSATILIDADE – Você tem disposição para solucionar qualquer problema. Gosta de colocar a mão na massa e participar de todas as etapas. Você se sente bem em trabalhos que envolvam praticidade.

Maioria B

DISCIPLINA – A sua melhor arma no trabalho é a organização. Antes de agir, você pensa com calma e sempre escolhe o melhor caminho. Serviços ligados à finanças e cargos de chefia são a sua cara.

Maioria C

INOVAÇÃO – A criatividade é seu ponto forte. Sempre que surge algum problema, costuma ter as melhores ideias para resolvê-lo. Prefere trabalhos que tenha liberdade pra por em prática sua criatividade.

Dicas para ser mais feliz na vida profissional

FOTO: iStock

SAIBA MAIS

Desanimada e triste no trabalho? Veja a solução para melhorar seu rendimento 
Faça sucesso no trabalho com a força do elemento de seu signo!
Como lidar com casos de homofobia no trabalho 
8 orações para São José abençoar seu trabalho e te ajudar a conseguir emprego

Texto: Melissa Marques, Liliane Encarnação, Vitória Palmejani / Colaboradora, Lais Bianquini Elias / Colaboradora | Fonte: Ana Lisboa, choach de carreira e especialista em Gestão de Pessoas.