Como retomar a vida sexual após o parto? Confira dicas e tire dúvidas

Depois de passar pelo período da gestação e da chegada do bebê, saiba o que pode ajudar a resgatar o desejo na hora do sexo

Por Eduarda Souza - 09/10/2018

(Foto: Reprodução/Pexels)

É comum que a mulher se sinta insegura com as mudanças do corpo após o parto e tenha receio em se relacionar sexualmente com a pessoa amada. Pensando nisso, separamos algumas dicas para retomar a vida sexual após o nascimento do filho.

Vale ressaltar que o diálogo com os médicos que acompanham a mulher, bem como a liberação dos profissionais, são essenciais para que o ato sexual volte a ser inserido na vida da mãe.

Dicas para retomar a vida sexual após o parto

1 – Lubrificação
A amamentação e a variação hormonal podem reduzir o estrogênio produzido, o que pode acarretar em secura vaginal. Portanto, no início da relação pós-parto, é recomendado que o casal use lubrificantes na hora do sexo para que a mulher se sinta confortável. Prefira os lubrificantes à base de água, pois os compostos por óleo podem romper a camisinha.

2 – Humor é essencial

É comum que os seios da mulher fiquem mais cheios e firmes por conta da amamentação, podendo vazar líquidos em você ou no parceiro durante o sexo. Mas fique tranquila, a situação é normal. O importante é entender essa nova fase da vida do casal e se divertir com os eventos que podem acontecer.

3- Dê tempo a si mesma
O corpo feminino passa por uma série de mudanças no período pós-natal. Não espere demais ou se cobre além da conta em relação à antiga rotina sexual do casal. Dê um tempo para se adaptar e se conhecer novamente com a nova etapa. Use a masturbação como uma aliada!

Mulher de lingerie deitada na cama. Dicas para retomar a vida sexual

(Foto: Reprodução/Pexels)

4- Explore seu corpo
Mesmo que você e a pessoa amada conheçam bem o corpo do outro, é importante ter em mente que algumas coisas vão mudar. Você terá novas sensações e mudanças, tanto hormonais quanto corporais, e é importante conhecer o que está diferente. Explore áreas que já não eram mais estimuladas e esteja aberta a novos caminhos durante a relação sexual.

5 – Informe-se sobre controle de natalidade
Conversar com o seu médico é importante na hora de retomar o sexo. Seu corpo ainda estará cicatrizando após o parto, mas isso não significa que ele não esteja pronto para gerar outro bebê. É necessário saber as possibilidades e evitar uma nova gravidez, caso não seja a vontade do casal. Informe-se com uma ginecologista para saber qual método anticoncepcional é recomendado para a fase de amamentação.

LEIA TAMBÉM