5 dicas incríveis para relaxar de verdade!

Relaxe! Adote as dicas a seguir para afastar os problemas, ganhar saúde e disposição!

Quando irritabilidade, insônia e ansiedade surgem no dia a dia, é preciso prestar atenção às causas que provocaram esses sentimentos. Uma pequena mudança de hábitos, atividades que relaxam, terapias alternativas e uma pitada de psicologia podem ser de grande ajuda para lidar melhor com essas situações. Para ajudar você na missão de acalmar os ânimos, confira 5 dicas práticas e relaxe, já!

 

mulher-relaxando-dicas-de-bem-estar

FOTO: Istock.com/GettyImages

Alongue-se!

Separe 10 ou 15 minutos do dia para esticar o corpo. Vale girar o pescoço vagarosamente, relaxar o tronco para baixo com as pernas juntas, espreguiçar-se com os braços para cima… Se não souber se alongar, peça ajuda a um educador físico ou fisioterapeuta e inclua a atividade na rotina diária. O alongamento reduz as dores musculares, melhora a postura e dá mais disposição para enfrentar o trabalho.

 

Exercite-se

Experimente diferentes modalidades e escolha o seu exercício preferido. Assim, fica muito mais fácil praticá-lo todos os dias. Mexer-se faz o corpo liberar mais endorfina, hormônio que age como analgésico natural e espanta o estresse e a ansiedade. “Pesquisas têm comprovado que os praticantes regulares de exercícios físicos tendem a apresentar menor incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, como hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, ansiedade, depressão e câncer”, diz o médico especialista em medicina do esporte Fábio Cardoso.

 

exercícios-que-ajudam-relaxar

FOTO: Shutterstock

 

Saiba mais!

10 aplicativos gratuitos para ensinar a relaxar

Saiba como relaxar com ajuda do alongamento

5 músicas para relaxar no fim do dia

Desligue o celular!

A luz de celular, tablet, computador e televisão pode causar ou piorar a insônia, além de diminuir a qualidade do sono durante a madrugada. Assim, pelo menos 30 minutos antes de se deitar, desligue todos esses aparelhos. Prefira ouvir uma música suave, ler um livro ou tomar um chá (sem cafeína) para parar de pensar nos problemas.

 

Equipe sua gaveta

Se você trabalha o dia todo, separe chás calmantes, como o de camomila, e abasteça sua gaveta do escritório. Assim, em momentos de maior estresse ou ansiedade, é só preparar um chazinho rápido. Vale carregar na bolsa para o estudo ou deixar no armário de casa, sempre à vista.

 

Respire fundo

Esse ato tão natural muitas vezes não é praticado de forma correta no dia a dia. A rotina pesada é, em geral, acompanhada de uma respiração apressada. Enfrente desafios respirando profundamente, para oxigenar as células cerebrais e manter a calma. Concentre-se no ato de inspirar e expirar. É possível aprender a respirar melhor com atividades como o pilates e a yoga.

 

Consultoria: Fábio Cardoso, especialista em medicina do esporte