Dicas para juntar dinheiro e aumentar sua poupança

Comece sua poupança imediatamente!

Por Laylla Fiore - 14/05/2019

Em tempos de crise, juntar dinheiro fica cada vez mais difícil, não é mesmo? Mas existem pequenas coisas que, quando colocadas em prática, podem gerar grandes resultados – especialmente na sua poupança. Crie sua reserva com as dicas para juntar dinheiro e veja como é possível alcançar seus sonhos e objetivos!

15 dicas para juntar dinheiro e aumentar a poupança!

1. Estabeleça metas

Quando não traçamos nossos objetivos, é difícil projetar grandes coisas a longo ou curto prazo. Pegue um papel e faça duas colunas: uma com as coisas que você PRECISA e outra com as coisas que você QUER. Assim, fica mais fácil visualizar suas metas e vontades!

2. Pense antes de comprar

Já parou para pensar em quantas vezes você acaba comprando coisas por impulso? É hora de deixar isso para trás! Quando entrar em uma loja e ver algo que te chame atenção, pense: “eu realmente preciso disso?”. Se a resposta for não, devolva e deixe pra lá – a vontade iria passar assim que você deixasse a loja.

3. Registre

Registre suas receitas (aquilo que você ganha) e despesas em um caderninho ou aplicativo para celular. Dessa forma, você consegue ter uma visão geral das despesas no final do mês!

4. Siga a lista do supermercado

Dicas para juntar dinheiro e aumentar sua poupança

Foto: Shutterstock

 

Ir ao mercado para comprar “uma coisinha” sem anotar é um dos maiores erros de quem deseja juntar dinheiro. Faça uma lista do que você precisa comprar e não desvie dela!

5. Pesquise e compare

Antes de efetuar uma compra, pesquise produtos iguais ou semelhantes e compare os preços. Aos poucos, o lucro fica evidente!

6. Deixe o cartão de crédito na gaveta

Nada de criar parcelas que duram uma vida ou deixar para pagar depois! Procure sempre comprar a vista – talvez você até consiga um desconto.

7. Ignore as ofertas

As placas vermelhas de desconto das vitrines chamam sua atenção? Ignore! Compre apenas aquilo que você realmente precisa e não gaste dinheiro apenas para aproveitar aquela promoção.

8. Coma em casa

 

Dicas para juntar dinheiro e aumentar sua poupança

Foto: Shutterstock

 

Começar a cozinhar, além de ser um hábito muito saudável, ajuda a economizar dinheiro com restaurantes, cafés e lanchonetes.

9. Faça um cofrinho

Comece a juntar seus trocos e guarde em um cofrinho. Você não vai acreditar no resultado!

10. Guarde 10%

Toda vez que efetuar uma compra “aleatória”, ou seja, algo que você adquira apenas por vontade, guarde 10% do valor total gasto. Por exemplo: se você comprou uma bolsa de R$200,00, deposite na sua poupança R$20,00 – Foto: Pexels

11. Apague a luz

Parece clichê, mas economizar energia elétrica pode fazer uma grande diferença no final do mês. Apague as luzes quando sair de um cômodo, tire os eletrônicos da tomada e utilize apenas quando necessário.

12. Venda

 

venda de roupas

Foto: Shutterstock

 

Comece uma limpa no armário e faça um bazar em casa! Você pode vender itens pela internet ou para sua vizinhança.

13. Vá de bicicleta

Economize o valor da gasolina e comece a andar de bicicleta. Além de guardar dinheiro, você estará contribuindo com o meio ambiente e ainda praticará uma atividade física.

14. Tenha lazer barato

Saia ao ar livre e aproveite o que sua cidade tem a oferecer! Vale pesquisar eventos gratuitos, ir à parques, praças… o que for mais divertido para você!

15. Pague contas em dia

Juros nunca mais! Pague suas contas sempre em dia e garanta a economia no final do mês.

 

LEIA TAMBÉM: