5 Dicas para incluir legumes na sua alimentação

Ter uma alimentação saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Na correria do cotidiano, muitas vezes somos obrigados a optar por ...

Cesto de legumes e verduras, pimentão, milho, alface, cebola
Foto: Shutterstock Images
Cesto de legumes e verduras, pimentão, milho, alface, cebola

Foto: Shutterstock Images

Ter uma alimentação saudável nem sempre é uma tarefa fácil. Na correria do cotidiano, muitas vezes somos obrigados a optar por pratos mais práticos e com menos nutrientes. Porém, não podemos desistir de incluir legumes e verduras na alimentação, pois eles têm baixo valor calórico e são ricos em vitaminas e minerais.

Se você tem dificuldade de preparar refeições equilibradas, confira as dicas da nutricionista Lara Natacci para incluir legumes na sua dieta:

1.Varie os temperos

Ervas, folhas, alecrim, alho, manjericão, tempero, pote de madeira

Foto: Shutterstock/Images

Quem sofre para ingerir legumes por que não gosta do sabor pode procurar um tempero que deixe o ingrediente mais agradável. Algumas ervas aromáticas e temperos, como alecrim, tomilho, salsinha, manjericão e cardamomo podem fazer milagres em qualquer comida! Uma dica rápida e prática é grelhar seus legumes e servir com azeite de oliva ou molho para saladas. Fica uma delícia!

2. Faça um prato colorido

Salada de verduras e legumes, prato colorido, fundo branco

Foto: Shutterstock/Images

Está em dúvida se o seu prato está saudável ou não? Capriche na variedade de cores dos alimentos dentro dele, pois elas são indicações dos benefícios que você está ingerindo. Por exemplo, os alimentos roxos, como a berinjela, são ricos em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares. Já os verdes escuros melhoram a coagulação sanguínea. Os vermelhos, como o tomate, reduzem o risco do câncer de próstata. Ou seja: na dúvida, coma todas as cores!

3. Aposte nos legumes assados

batata assada

Foto: PureStockX e Diomedia

Essa forma de preparo é leve e não dá muito trabalho. Para facilitar, lave, corte e coloque os alimentos em um saco culinário antes de levar ao forno, para eles não ressecarem. Essa embalagem ainda preserva o aroma e o líquido dos alimentos. Aproveite para temperar os legumes nesse momento, pois eles ficarão bem mais saborosos.

4.  Prepare sopas

Ensopado de Linguiça com Legumes, prato, toalhas

Foto: Gisele Tesser/Colaboradora

Sopas são ótimas opções para incentivar o consumo de legumes, especialmente durante o outono e o inverno. Cozinhe os legumes na panela de pressão com um pouco de água e tempero. Para deixar a preparação balanceada, inclua macarrão, batata, mandioca ou arroz, além de carne ou frango. Varie também as texturas, podendo deixar os legumes ralados, em pedaços ou batidos.

5. Misture nas outras comidas

Arroz com legumes

Foto: Shutterstock/Images

Aproveite para cozinhar seus legumes com carnes, arroz ou mesmo adicione ao molho de massas. Essas opções tornam os alimentos mais saborosos e nutritivos. Essa é uma ótima forma de variar o preparo dos legumes, especialmente para incentivar as crianças a ingeri-los.