Como fazer hambúrguer caseiro perfeito em poucos passos

Aprenda como fazer um hambúrguer caseiro perfeito em poucos passos

Saboreie uma carne macia e deliciosa com dicas do chef Renato Consollaro

como fazer hambúrguer caseiro
Foto: Shutterstock

Está pode sair de casa ou não quer gastar com o delivery, mas está doida para saborear um lanche delicioso e bem suculento? Saber como fazer hambúrguer caseiro pode ser um grande trunfo nessas horas. Afinal, preparar essa delícia é fácil, barato e muito prazeroso.

Apesar de ser uma receita simples, o prato pode ficar ainda mais apetitoso com dicas de quem entende do assunto. O chef Renato Consollaro, do food truck Quitinete na Rua, prepara dezenas de hambúrgueres todos os dias e dá algumas orientações de como transformar o seu em um verdadeiro modelo gourmet.

Preparada? Então, chegou a hora de saber como fazer hambúrguer caseiro

Carne e gordura na medida certa

Hambúrguer bom não leva farinha, ovo, creme de cebola ou outro ingrediente além da carne, sal e pimenta. Para sua receita ficar suculenta, macia e saborosa, é preciso fazer uma mistura (chamada de blend pelos especialistas) de carnes, utilizando algum corte magro como base, como o patinho.

Também é necessário adicionar cerca de 30% de gordura, que pode ser bacon moído ou outro corte com maior quantidade. É ela que vai ajuda a modelar e dar firmeza ao hambúrguer, além de irrigar e dar sabor à carne durante o cozimento. Só tome cuidado, porque em excesso, a gordura pode deixar o alimento muito pesado.

Carne de primeira x Carne de segunda

Para o chef, usar cortes caros para fazer hambúrgueres não é uma boa opção e, sim, desperdício de dinheiro. Cortes de músculos, como acém e paleta, dão um sabor mais acentuado à carne e cor vermelha intensa.

Outras opções são patinho, fraldinha, maminha e, se quiser inovar e surpreender seus convidados, pode utilizar cordeiro, frango ou carne de porco, que deixam o hambúrguer muito saboroso. O importante é usar uma peça fresca e ter certeza da qualidade e procedência da peça, usando sempre a proporção correta de gordura. Além disso, certifique-se que seja moída na hora pelo açougueiro.

Chapa quente

É muito importante que a chapa, grelha, frigideira ou churrasqueira esteja bem quente ao colocar o hambúrguer, para que a carne fique mais saborosa e douradinha. Não se esqueça de preaquecer o utensílio onde vai fritar o hambúrguer em fogo alto e sempre dê preferência às frigideiras mais grossas, que mantêm o calor por mais tempo.

Dá pra usar panelas de ferro ou inox também. Unte levemente com óleo, para evitar que o primeiro hambúrguer grude, mas depois, não é mais necessário usar gordura, pois a panela estará devidamente besuntada com a gordura da carne.

Tempero no momento certo

Nunca salgue a carne antes do disco de hambúrguer estar feito. O sal reage com a proteína do músculo, dissolvendo-a e deixando a carne com textura pesada e desidratada, sem suculência. Para moldar seu hambúrguer, você pode usar aros para ovos fritos ou fazer com as mãos mesmo – quanto mais alto, mais suculento fica. Lembre-se de polvilhar a carne com sal e um pouco de pimenta-do-reino, se for o gosto, segundos antes de ir para o fogo.

Dicas de finalização

Quer encerrar o passo a passo de como fazer hambúrguer caseiro com chave de ouro? Então, evite amassar muito a carne moída, o que pode deixar a peça compacta e dura, perdendo maciez e suculência. Para o pão suportar a carne espessa e não desmanchar ou desmontar o hambúrguer, “sele-o” em outra chapa ou frigideira quente com um pouco de manteiga até ficar levemente dourado e crocante por fora.

Assim, você dificulta que o suco da carne penetre na base e deixe o pão molhado. Depois disso, solte a criatividade e utilize os ingredientes de sua preferência: folhas verdes bem secas, como alface e rúcula, rodelas de tomate e pepino em conserva, algum tipo de queijo fatiado e uma cebola caramelizada ou ovo frito são itens que combinam com um hambúrguer e agradam a todos.

Leia também: