8 dicas para economizar na hora de comprar roupas

Muita gente adora comprar roupas, mas tem dificuldade em se segurar! Confira algumas dicas para economizar na hora de comprar roupas!

Compras compulsivas: conheça o transtorno
FOTO: Shutterstock

Não tem nada de errado em comprar uma roupinha nova quando você sente vontade. Mas se você é uma pessoa que está sempre consumindo, acaba sendo impulsiva, exagerando e fazendo dívidas, está na hora de prestar atenção nas compras, né? Quando o assunto é roupa, queremos estar na moda, bonitas, elegantes ou simplesmente confortáveis. Mas muita gente tem dificuldade em se segurar! Por isso, veja dicas para economizar na hora de comprar roupas.

Compras compulsivas: conheça o transtorno

FOTO: Shutterstock

Dicas para economizar na hora de comprar roupas

1. Aproveite o melhor momento para fazer compras 

O melhor momento para fazer compras é nas trocas de estação, quando as lojas querem esvaziar o estoque e as liquidações aparecem. Outra boa dica é comprar as roupas de verão durante o inverno e vice-versa, assim, você vai aproveitar os melhores preços.

2. Cuidado com as liquidações 

Lembre-se que liquidação nem sempre é sinônimo de preço mais barato! Muita gente se acostuma a pensar que, só por que as coisas estão na promoção, é preciso comprar. Mas não seja seduzida facilmente e compre somente o que realmente precisa, e não só porque está em liquidação.

amigas-mulheres-andando-shopping-segurando-sacolas-compras-promoção-black friday

FOTO: iStock

3. Compre somente o que precisa 

Uma das dicas para economizar mais importantes – e ao mesmo tempo, uma das mais difíceis -, é aprender a comprar somente o que é necessário. Questione-se sempre sobre o “precisar”. Em um dia, abra o guarda-roupa e olhe para tudo que você tem, para então refletir: o que você realmente precisa? Se ainda assim estiver faltando algo necessário, compre. Se não, deixe para a próxima!

4. Reaproveite

Falando em “precisar”, já percebeu que existem várias roupas que a gente guarda por puro apego, e às vezes nem nos agradam mais? Essa sensação nos faz pensar que é necessário comprar roupas novas, e aquelas que você não desapega acabam ficando acumuladas. Uma dica para dar um jeito nisso é reaproveitar! Procure tutoriais no Youtube para transformar e customizar suas roupas. Uma calça pode virar um shorts, uma blusinha pode ser redecorada. Vale a pena tentar!

Customização: aprenda a transformar peças antigas em novas!

FOTO: Melissa Ladeia | Produção: Atelier Miscelânea

5. Pesquise os preços 

Se existe algo que você está precisando, uma boa dica é pesquisar os preços. Use a internet para procurar em lojas virtuais, tire um dia para dar uma volta no shopping e pesquisar produtos parecidos em lojas diferentes. Assim, você pode encontrar o melhor preço.

6. Cuidado com as propagandas 

As propagandas têm a finalidade de fazer você ser estimulada para consumir. Então, é importante sempre refletir sobre isso. Seja na televisão, nas redes sociais ou no outdoor, pergunte-se sempre se realmente vale a pena comprar aquilo que está sendo veiculado. Uma dica é cancelar o recebimento de propagandas no e-mail!

7. Fique de olho nas suas contas 

Com o que você costuma gastar dinheiro? O que você mais compra? Você está devendo? Uma dica para evitar fazer dívidas é ficar de olho em como anda seu orçamento. Não deixe para fazer uma análise das suas finanças só no final do mês, já que isso pode trazer várias surpresas desagradáveis. Um bom truque é criar uma planilha de gastos, que te ajudam a ver com o que anda gastando.

8. E também no cartão de crédito  

Sem dúvida, o cartão de crédito ajuda a facilitar a vida de muita gente. Mas é preciso ter muito cuidado ao usá-lo! Se você tem uma tendência a não conseguir se controlar na hora das compras, deve refletir se ter um cartão é realmente boa ideia. Tome cuidado para não comprar mais do que consegue pagar.

mulher compras sacolas vocabulário básico, dicas para economizar

Foto: Reprodução/Freepik

LEIA TAMBÉM