Dicas para dormir melhor

Pequenas mudanças no seu quarto podem transformar seu sono em um momento revigorante

Por Mayara Castro - 03/01/2014

Muitas das pessoas que não conseguem dormir bem não fazem ideia de que pequenas mudanças no ambiente podem garantir um descanso noturno muito mais agradável. Dormir bem é essencial para a saúde do corpo humano e tem muito mais a ver com a qualidade do sono do que com a quantidade de horas dormida. Confira a galeria com dicas para transformar sua noite de sono!

Ar

Foto: Thinkstock / Images

A qualidade do ar dentro do seu quarto é um fator superimportante para garantir a qualidade do sono. Um ar seco demais, por exemplo, dificulta a respiração e prejudica o sono. Se não existe circulação de ar no ambiente, então, pode congestionar o nariz e irritar a garganta, prejudicando também o sono. É aconselhável deixar uma fresta da janela aberta.

Eletrônicos

Foto: Shutterstock / Images

A televisão, diferentemente do que você pensa, é a maior vilã do descanso noturno. Apesar de você achar que, se deixar a televisão ligada, pegará no sono mais facilmente, ela emite cargas eletromagnéticas que fazem mal à saúde. Além disso, se você se entreter com algum filme ou programa, jamais conseguirá dormir.

Luz e sonoridade

Tá vendo essa imagem? É exatamente isso que você deve enxergar quando for dormir: nada. O ideal é que o quarto esteja completamente escuro e silencioso. Televisões, despertadores, rádios e quaisquer outros aparelhos eletrônicos que emitam luzes, mesmo que pequenas, também devem ser evitados.

Mobília

Foto: Thinkstock / Images

É aconselhavel usar apenas lençóis de algodão e evitar os produtos sintéticos dentro do quarto. Os móveis, se possível, devem ser feitos de madeira, pois além de natural, acumula menos poeira.

Travesseiros

Foto: Thinkstock / Images

Os travesseiros devem ser os seus melhores amigos na hora de dormir. Além de serem gostosos e super confortáveis, são eles que garantem uma postura correta na hora de dormir, evitando que você sinta dores durante o sono. Colocar um travesseiro embaixo da cabeça e outro entre as pernas garante um descanso muito mais tranquilo.

Temperatura

Foto: Thinkstock / Images

A temperatura do ambiente também deve ser controlada, pois um ambiente abafado ou muito gelado não favorece o descanso. Por isso, aparelhos de ar-condicionado devem ser usados com moderação.