Despesas: confira dicas para não ficar no vermelho

Está com dificuldade para balancear sua renda e suas despesas? Não se preocupe, mostramos dicas de como você pode reverter esse cenário

mulher ruiva pensando dinheiro
Foto: Shutterstock.com

A vida do brasileiro tem sido bastante dificultada pela crise econômica nos últimos anos, porém nenhum cenário é tão pessimista que não possa ser alterado. Para isso, entretanto, você deve mudar imediatamente alguns hábitos em relação aos seus ganhos e despesas para ficar sempre no positivo, veja como.

Anote gastos extras

Assim que montar sua planilha, deixe um espaço reservado para os possíveis gastos extras. Eles aparecem em datas comemorativas, como aniversários e festas de final de ano, e em algumas despesas fora do previsto também, como consultas médicas de emergência ou reparos domésticos. Anotar tais saídas é um importante meio para ajudar a equilibrar as contas, reduzindo os gastos em outras áreas.

mulher ruiva pensando dinheiro despesas

Foto: Shutterstock.com

Separe dinheiro para despesas extras

Além de anotar os gastos extras, é importante estar prevenido para eles. Um exemplo dado acima, o de reparos domésticos, não costuma ser barato. Ser pego desprevenido quando um cano estourar, por exemplo, pode dar muito mais dor de cabeça do que a simples reforma costuma empregar. O ideal é separar sempre uma porcentagem da renda para essas eventualidades. “No período de vacas gordas, faça uma reserva para enfrentar os períodos de vacas magras”, aconselha o economista Sergio Dias.

Compre somente o necessário

Apesar de vivermos em uma sociedade de consumo — na qual muitas compras são impulsivas, os produtos possuem obsolescência programada e as estratégias de marketing são constantes e agressivas —, é importante pisar no freio para não perder o controle dos gastos. O ideal é comprar o necessário e aquilo que será útil para você. Assim, evitará desperdícios e pequenos deslizes.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: Sergio Dias, economista e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)