5 dicas para montar seu plano de negócios

Confira uma seleção de dicas fundamentais para elaborar seu plano de negócios e dar os primeiros passos para montar seu próprio negócio e empreender

5 dicas para montar seu plano de negócios
FOTO: Shutterstock.com

Segundo Vitor Torres, diretor executivo do portal Contabilizei, três palavras são fundamentais para quem quer abrir um negócio hoje: implementar, medir e avaliar. Dessa forma, o empreendedor precisa seguir alguns itens na hora de planejar o rumo de sua empresa. Confira cinco dicas importantes que podem auxiliar você nesse processo de montar um plano de negócios!

 

5 dicas para montar seu plano de negócios

FOTO: Shutterstock.com

5 dicas para montar seu plano de negócios

1. Avalie sua proposta

Faça uma pesquisa de mercado e seja sincero consigo mesmo sobre as chances de sua ideia dar certo. Avalie a concorrência, seu público-alvo, suas capacidades e viabilidade de sua proposta comercial.

2. Busque conhecimento na área

Um dos maiores erros no mundo dos negócios é não se atualizar sobre as tendências do mercado empreendedor. Estude e leia livros da área, anote dicas e aplique esse conhecimento no planejamento de seu negócio.

3. Analise tudo

Faça uma pesquisa aprofundada sobre seus principais concorrentes, avalie as fraquezas e qualidades do seu pequeno negócio, analise seu público e o que ele consome. Isso dará o direcionamento necessário para o crescimento de sua empresa.

4. Defina metas

Todo negócio precisa de metas, pois só é possível evoluir se tivermos objetivos traçados e estratégias para alcançá-los. Analise as áreas de seu negócio e defina seu plano para conquistar suas metas.

5. Atualize seu plano

Ao longo dos meses, as necessidades e objetivos de sua empresa podem mudar de acordo com o mercado, público ou recursos disponíveis. Por isso, preste atenção em tudo o que acontece no ramo em que trabalha e atualize seu plano de negócios sempre que acreditar que for necessário.

“O empreendedor deve implementar o que descreveu no seu planejamento, medir os resultados e avaliar. Se deu certo, ótimo, é só seguir o caminho e melhorar ainda mais. Se não, é tempo de ver o que não deu certo, refletir e mudar a estratégia”, lembra Vitor.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Vitor Torres, diretor executivo do portal Contabilizei (www.contabilizei.com.br)