10 dicas para limpar panelas queimadas de um jeito rápido e prático

Essa tarefa não precisa ser um bicho de sete cabeças! Veja algumas dicas simples para limpar panelas queimadas de um jeito rápido e bem prático, sem muito esforço!

10 dicas para limpar panelas queimadas de um jeito rápido e prático
Por Thamires Motta - 03/04/2019

Foto: Shutterstock

Você fez aquela comidinha na pressa, não prestou atenção e o fundo da panela logo queimou. Às vezes até dá para “salvar” a comida, mas depois você pensa: “como limpar as panelas queimadas?”. Pois é, essa tarefa não precisa ser um bicho de sete cabeças! Limpar panelas queimadas pode ser mais rápido, fácil e prático com essas dicas, usando materiais simples de encontrar e sem fazer muito esforço. Confira esses truques:

Dicas para limpar panelas queimadas

BICARBONATO

Uma das formas mais rápidas e eficientes para tirar o queimado das panelas é usar bicarbonato. Encha a panela com água e deixe de molho com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Você pode usar água morna para acelerar o processo. Depois, é só lavar normalmente.

VINAGRE BRANCO

Utensílios de inox e alumínio podem receber esse truque com vinagre branco de álcool. Encha as panelas com água e coloque 4 colheres de sopa de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Depois de esfriar a água, esfregue com uma esponja de aço.

ÁGUA E DETERGENTE

A combinação clássica é ótima para limpar peças de alumínio e inox. Deixe as panelas queimadas de molho de um dia para o outro com água e detergente, e depois acrescente bicarbonato de sódio e saponáceo cremoso para fazer um tipo de pasta. Depois, use uma esponja de aço para esfregar o queimado.

SUCO DE LIMÃO

Faça um suco com dois limões e deixe de molho dentro da panela. Depois de algum tempo, lave-a normalmente.

BICARBONATO E VINAGRE

Coloque 1 colher de chá de bicarbonato para 1 litro de água e ferva. Depois, acrescente 2 colheres de sopa de vinagre branco, enquanto ferve. Espere a água esfriar e use-a para lavar as louças queimadas, com detergente.

PAPEL-TOALHA

Para as panelas e peças de alumínio, você pode usar papel toalha no lugar da esponja para não estragar o material. Encha a panela ou o utensílio com água, coloque bastante detergente e deixe de molho. Depois, use o papel-toalha para esfregar.

10 dicas para limpar panelas queimadas de um jeito rápido e prático

Foto: Shutterstock


 

PÃO AMANHECIDO

Você sabia que é possível usar pão amanhecido em marcas de gordura queimada? Os farelos são ótimos para tirar o queimado e os resíduos difíceis de sair na limpeza. Mas atenção: essa ideia não é indicada para objetos de teflon.

REFRIGERANTE A BASE DE COLA

Os refrigerantes à base de cola são ótimos para remover queimados pequenos. Basta colocar o líquido dentro da panela e aquecê-la. Depois de algum tempo, use uma esponja para tirar toda a sujeira.

ÁLCOOL

O Álcool 70º ajuda a retirar as sujeiras que sobram depois da limpeza e são mais difíceis de sair. Coloque o líquido dentro de um borrifador e aplique nas panelas e utensílios que precisam tirar o queimado.

AMÔNIA

A amônia é um produto forte e dificilmente será encontrada em supermercados, mas pode ser usada para retirar aquelas sujeiras impossíveis de limpar. Busque em lojas de materiais de construção mas tenha atenção redobrada na hora de utilizar: não deixe de usar luvas e tomar cuidado com o forte odor.

E você, o que achou dessas dicas para limpar panelas queimadas? Escreva nos comentários!

LEIA TAMBÉM