Veja dicas para exercitar seus neurônios agora mesmo

Conheça a neuróbica, ginástica para os neurônios que pode ser realizada durante atividades do seu próprio dia a dia. Confira!

A foto é um gif de um cérebro dançando, ilustrando o exercício dos neurônios
Imagem: giphy.com

Você, com frequência, simplesmente esquece o nome de determinadas pessoas? Depois de um dia intenso no escritório, na frente do computador e tendo a capacidade criativa dos seus neurônios exigida o tempo todo, já sentiu uma exaustão gigantesca? Alguma vez acordou já com cansaço?

Todo mundo já sabe a importância de se realizar atividades físicas, mas essas situações mencionadas acima só demonstram que o cansaço mental é tão frequente quanto o físico, e indicam como é fundamental mantermos o cérebro e nossos neurônios “em forma”. A boa notícia é que a neuróbica, técnica de ginástica para os neurônios, está aí para nos ajudar nesse momento.

Importância da neuróbica

“Esse tipo de exercício visa tornar o cérebro mais ágil e flexível, no sentido de ampliar as possibilidades na busca de novos caminhos para a realização das ações cotidianas”, descreve Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do Supera – ginástica para o cérebro.

Em relação especificamente a questões como a memória, a diretora pedagógica esclarece que a neuróbica trabalha regiões do cérebro como córtex e hipocampo, fortalecendo o caminho associativo para formar e recuperar informações. “Assim, fornece-se ao córtex a matéria-prima que cria novas e robustas associações, tornando-o uma verdadeira rede de associações de informação”, conclui.

6 dicas para estimular os neurônios

Solange também comenta que uma das principais características da neuróbica é o fato de que ela envolve, além das atividades mais complexas que desafiam o cérebro, alguns exercícios simples que podemos aplicar já no nosso cotidiano. Confira 6 dicas para estimular os neurônios.

 

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Victor Santos/Colaborador – Edição: Giovane Rocha

Consultoria: Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do Supera – Ginástica para o Cérebro