Dicas dos elementos dos signos para ter o corpo dos sonhos

Quer ter mais bem-estar e entrar em forma? Confira as dicas dos elementos dos signos para alcançar seu objetivo e ter mais saúde.

Mulher em cima de uma balança com quatro elementos na mão
Foto: Shutterstock

Quer manter as suas medidas sem mudar radicalmente seus hábitos alimentares ou prejudicar seu bem-estar? Confira as dicas dos elementos dos signos. Essas dicas respeitam a sua natureza, suas principais características e as necessidades do seu organismo. Ainda confira uma tabela especial com as cores da sorte e os exercícios indicados para o elemento do seu signo!

Mulher em cima de uma balança com quatro elementos na mão

Foto: Shutterstock

? Fogo ? (♈ Áries, ♌ Leão, ♐ Sagitário)

Se você pertence a um dos signos governados por esse elemento, de natureza Yang, é expansiva, agitada, impulsiva e explora ao máximo sua vitalidade. Para manter seu pique elétrico num cotidiano movimentado, precisa repor constantemente sua energia, o que exige alimentos mais calóricos e ricos em gordura no cardápio, um desafio para quem quer perder peso.

Bom garfo, normalmente tem um apetite voraz e não mede a quantidade do que consome. Tem preferência por alimentos salgados, temperos fortes, sabores marcantes e gosta de pratos que possam ser preparados com rapidez.

Adora lanches generosos, coxinhas, quibes, porções de frios e pratos com suculentas porções de carnes vermelhas, por isso, quando recebe um convite para uma festa ou um bom churrasco, não pensa duas vezes antes de aceitar. Por ser filha do elemento Fogo, também tem tendência a sentir bastante sede e pode abusar de bebidas gaseificadas.

  • SEUS TRUNFOS: você não tem preguiça, gosta de exercícios, esportes e, se procurar manter sempre esse seu estilo de vida, pode queimar calorias rapidamente, acelerando os resultados da dieta.
  • MODERE: nas comidas pesadas, nas carnes gordas, nas frituras, nos pratos picantes, ácidos, excessivamente salgados e temperados. Procure também controlar a gula e evitar extravagâncias à mesa.
  • ADOTE: horários determinados para suas refeições, suas atividades físicas e seu descanso, pois um pouco de disciplina é fundamental para que você consiga recompor suas energias. Siga as orientações do cardápio base e procure incluir alimentos bipolares e de padrão Yin para equilibrar suas energias.

? Terra ? (♉ Touro, ♍ Virgem, ♑ Capricórnio)

Os regidos pelo elemento Terra são de polaridade Yin e bem mais sossegados do que os inflamados signos do Fogo. Têm um comportamento introspectivo e cultivam hábitos mais rígidos, inclusive ao cuidarem do corpo. Se você faz parte desse grupo, sabe que manter uma boa alimentação é vital para a saúde e evita deslizes alimentares se o peso começa a incomodar.

Muitas vezes, pode até exagerar na disciplina, adotando dietas restritivas, mas isso não quer dizer que fecha os olhos para as delícias culinárias. Ao contrário, os signos do elemento Terra apreciam doces, comidas requintadas, pratos elaborados, temperos marcantes e dão valor aos prazeres da boa mesa, sobretudo as taurinas, que costumam ser gulosas e têm o paladar muito aguçado.

As virginianas e as capricornianas, mais comedidas, preocupam-se com o valor nutricional dos alimentos e buscam cardápios mais saudáveis, porém, não recusam uma generosa porção de bolo recheado, um cálice de licor ou um sorvete com cobertura. Quando é preciso, no entanto, não hesitam para encarar uma dieta.

  • SEUS TRUNFOS: possui muita força de vontade, segue à risca orientações de especialistas e é disciplinada, por isso, se tem de se submeter a regras, não enfrenta tantas dificuldades.
  • MODERE: nas massas, nas sobremesas, nas tortas, nos pães e na frequência às docerias, pois grande parte dos carboidratos e dos doces concentram muita energia Yin, o que pode, além de engordar, deixar seu pique mais lento.
  • ADOTE: um ritmo menos severo em seu cotidiano. No período de trabalho, reserve um horário sagrado para a sua alimentação. Evite abolir refeições para ganhar tempo, do contrário, quem sai perdendo é a sua saúde. E não se sinta tão culpada quando tiver vontade de comer alguma guloseima. Ter prazer é bom e faz bem, é só não exagerar. Siga as orientações do cardápio base e procure incluir alimentos bipolares e de padrão Yang para equilibrar suas energias

? Água ? (♋ Câncer, ♏ Escorpião, ♓ Peixes)

Emotivos, profundos e intuitivos, os signos do elemento Água são de natureza Yin. Movidos pelos sentimentos, eles pensam com o coração. São guiados por seus estados emocionais, como alegria, tristeza, entusiasmo, felicidade, melancolia e, dependendo de como se sentem, conduzem tudo o que fazem: o trabalho, os relacionamentos, os prazeres e também a alimentação. Se esses signos estão bem, comem equilibradamente, variam o cardápio e se preocupam com a nutrição.

Gostam de frutos do mar, pratos suculentos, sopas, cremes, comidas caseiras, receitas que passam de geração para geração e amam o ritual das refeições familiares, quando se alimentam física e emocionalmente. Mas se atravessam fases de instabilidade, podem descontar no prato suas frustrações ou mágoas, desequilibrando suas energias e ganhando peso.

  • SEUS TRUNFOS: dona de paladar aguçado, você sabe o que é bom e esbanja criatividade na hora de preparar pratos irresistíveis na cozinha. Aplique seus dotes culinários na dieta. Além de não restringir seu prazer à mesa, você ainda é capaz de convencer amigos mais próximos a se tornarem adeptos do regime dos elementos.
  • MODERE: nos doces, que são as perdições culinárias dos signos do elemento Água. Para você, refeição sem sobremesa não tem graça, mas é preciso atenção às orientações do regime. Nada de quebrar o juramento que fez em frente ao espelho só porque está ávida para saborear uma barra de chocolate.
  • ADOTE: o hábito de deixar os problemas fora da mesa. Desligue-se um pouco das suas emoções e procure se concentrar apenas na alimentação, mastigando bem a comida e evitando ingerir líquidos durante as refeições. Siga as orientações do cardápio base e procure incluir alimentos bipolares e de padrão Yang para equilibrar suas energias.

? Ar ? (♊ Gêmeos, ♎ Libra, ♒ Aquário)

Os signos de polaridade Yang estão entre os mais sociáveis e comunicativos do Zodíaco, por isso, vivem cercados de pessoas, cultivam as amizades e passam muito tempo em volta de uma mesa, conversando com quem gostam. É nessa hora que saboreiam o bom papo e a comida, petiscando e bebericando.

Adeptos dos pratos refinados, das entradas exóticas e das misturas excêntricas, costumam se render aos sabores suaves e agridoces, mas não sentem atração por cardápios pesados, excessivamente gordurosos e picantes, o que é ótimo para quem quer começar um regime alimentar. No entanto, como disciplina não é o forte desses signos, é preciso esforçar-se para respeitar as regras.

Evite substituições e não deixe refeições de lado. Você adora novidades, inclusive na alimentação, mas procure não sair da linha. Outra recomendação: em momentos de estresse, inquietação ou quando você está muito atarefada, seu apetite pode oscilar e comprometer seu equilíbrio, fazendo com que coma menos ou mais do que deveria. Fique atenta!

  • SEUS TRUNFOS: como pertence ao grupo do elemento Ar, tem preferência por comidas leves, que podem ser menos calóricas e favorecer seu regime.
  • MODERE: nos musses, nas sobremesas aeradas, nas tábuas de frios, nas frituras e principalmente nos beliscos fora de hora, que gosta de saborear enquanto está entretida com alguma atividade. Como se distrai à toa, pode nem perceber que passou dos limites ao petiscar.
  • ADOTE: um ritmo mais equilibrado em seu cotidiano, incluindo em sua agenda um horário para caminhar ou praticar exercícios. Você que é do Ar gasta muita energia mental, mas nem sempre dá o devido valor para o condicionamento físico, que é um apoio importante na perda de peso. Siga as orientações do cardápio base e procure incluir alimentos bipolares e de padrão Yin para equilibrar suas energias.

Tabela dos elementos dos signos

Tabela dos elementos

LEIA TAMBÉM

Edição: Rafael Barbosa/Colaborador | Design: Daniela Fernandez e Gabriel Andrade/Colaborador