5 dicas para guardar dinheiro e economizar durante a pandemia

Em tempos de coronavírus, estabilidade e independência financeira valem ouro!

5 dicas para guardar dinheiro e economizar durante a pandemia
Foto: Shutterstock

A pandemia despertou em todos os brasileiros a necessidade de se reinventar e se adaptar ao “novo normal”. Seja para sair do sufoco ou economizar uma graninha para aproveitar quando tudo isso passar, o planejamento é fundamental na hora garantir o cofrinho cheio e a vida financeira tranquila.

O psicanalista, professor universitário e consultor funcional Rodrigo Buoro conta que fazer uma boa gestão dos rendimentos e evitar gastos desnecessários são os primeiros passos desse processo. “Ter independência financeira é arcar com as despesas mensais sem perder a qualidade de vida, utilizando os rendimentos que vêm dos investimentos, de aluguéis, da poupança e etc.”, orienta.

Quando se trata de economizar, a tão sonhada estabilidade envolve segurança, controle e consciência em relação aos seus gastos e ganhos mensais. O especialista também recomenda evitar compras a prazo ou financiamentos muito longos para ficar longe das dívidas e juros futuros. Confira!

Saiba como economizar dinheiro na crise

Controle os seus gastos

É impossível poupar dinheiro sem saber onde e com o que você está gastando. Por isso, vale a pena separar os gastos em uma planilha mensal. Você pode organizar as compras em diferentes categorias ou registrar tudo cronologicamente. A dica é encontrar o sistema que funciona melhor para você! O controle de gastos pode ser feito no Excel, em aplicativos específicos para essa função ou até mesmo em um caderninho de papel. 

Persista

O dinheiro não cai do céu e, muito menos, nasce em árvores do dia para a noite. De acordo com o profissional, economizar é um processo que exige muito foco e persistência. Só assim você irá conquistar a esperada independência financeira.

Passe longe do consumismo

Será mesmo que você precisa de um vestido de festa novo sendo que a maioria das atividades sociais ainda estão paradas? O consumismo é um dos motivos que impedem muitas pessoas de conquistarem a estabilidade e poupar dinheiro. Aproveite o momento para avaliar suas prioridades e comprar apenas o necessário. 

Trace metas

Fica muito mais fácil economizar dinheiro se você já sabe onde quer chegar! Está pensando em fazer uma viagem quando a pandemia acabar? Aproveite para já pesquisar os destinos e calcular o quanto precisa guardar para realizar esse objetivo. O mesmo vale para realizar o sonho da casa própria, trocar de carro, dar aquele festão para matar a saudade dos amigos…

Seja transparente

O grande segredo para uma vida financeira saudável entre cônjuges ou em família é a transparência nos gastos e na renda da casa. Para fugir do sufoco e atingir seus objetivos, todos os moradores devem estar cientes da situação e ajudar a economizar quando possível. Trabalho em grupo sempre ajuda!

Leia também: