Dicas de limpeza do Dr. Bactéria

Veja como pequenos hábitos podem evitar doenças mais sérias

Por Isabela Zamboni - 29/04/2013
Dr. Bactéria

Foto: Divulgação/Facebook Dr. Bactéria

Você sabia que 34% das doenças causadas por bactérias estão dentro da sua própria casa? Segundo Roberto Martins Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, a maioria das pessoas não recebe o treinamento adequado para manipular os alimentos. Dessa forma, os principais casos de intoxicação alimentar acontecem por conta de alimentos vencidos, armazenados de maneira incorreta na geladeira, mal cozidos, entre outros motivos.

Confira algumas dicas do Dr. Bactéria e saiba como evitar problemas com os germes!

– Não coloque alimentos de alta pericibilidade (que estragam facilmente) na porta da geladeira, como ovos, por exemplo;

– Tome cuidado com ovos! Os ovos crus e mal cozidos são os principais agentes causadores de doenças, principalmente a bactéria salmonela;

– Tome muito cuidado com a validade dos alimentos: nunca consuma alimentos que estão com o prazo vencido;

– Não deixe alimentos perecíveis em temperatura ambiente. Coloque-os na geladeira!

– O lugar mais contaminado da casa é a cozinha, principalmente a pia e a esponja de lavar louça. É recomendado trocar de esponja todos os dias, porém, todo mundo sabe que isso é inviável. Então tente trocá-la ao menos a cada cinco dias.

– A regra da esponja também vale para o pano de prato: nunca use o mesmo pano por muito tempo! Afinal, o pano de prato tem um milhão de bactérias a mais do que o vaso sanitário, sabia?

– Não use nada de madeira na cozinha: prefira objetos de plástico ou vidro;

Não dê descarga com a tampa da privada aberta. Bactérias fecais permanecem por até duas horas no ar. Portanto, dê descarga com a tampa fechada, senão essas bactérias podem infectar todo o ambiente!

Lembre-se: alguns cuidados podem fazer bem para a sua saúde, no entanto, nada de neuras! Não é necessário proibir as crianças de andarem descalças ou sentir nojo de qualquer coisa. O importante é sempre lavar as mãos, deixar a cozinha organizada e lavar o banheiro assim que puder!