9 dicas para cuidar melhor das roupas e deixá-las bonitas e cheirosas

Confira essas dicas para cuidar melhor das roupas, conservá-las e manter um cheirinho gostoso o dia todo. Leia e saiba mais

Foto de uma lavanderia
Foto: Shutterstock

A sensação de colocar uma roupa cheirosa no corpo é indescritível, por isso, selecionamos algumas dicas para você cuidar melhor das roupas e conservar seu perfume durante muito mais tempo.

Foto de uma lavanderia

Foto: Shutterstock.com

1. Atente-se para recomendações

Carolina Graciano, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Unilever, afirma que, antes de começar a lavar, é importante seguir as recomendações escritas nas etiquetas das roupas, na máquina e nos produtos escolhidos.

2. Peças coloridas

Estas devem ser mantidas no avesso em todo o processo, desde a lavagem até o momento de passar. “Desta forma, você consegue preservar melhor as cores destas roupas”, afirma a profissional.

3. Bolsos vazios

Antes de colocar na máquina, sempre verifique se os bolsos estão vazios. Assim, você evita possíveis danos na máquina, perda de objetos ou até mesmo manchas nas roupas.

4. Separe os pares

Você costuma perder pares de meia durante as lavagens? Uma boa alternativa é colocar os dois pés dentro de saquinhos de lingerie para lavar.

5. Pequenos detalhes

Troque os prendedores com armação metálica pelos de plástico e evite que as roupas fiquem manchadas com ferrugem.

6. Preze pela qualidade!

Mantenha a fragrância das roupas com a escolha de um bom amaciante. Um produto de qualidade irá cuidar da fibra das roupas e e manter o perfume por mais tempo.

7. Para não desbotar

Após a lavagem, seque as roupas na sombra e em ambiente arejado. Tomando este cuidado, as peças ficarão bonitas por mais tempo.

8. Cuidado com o ferro!

Não passe o ferro no cós ou nos bolsos da calça. Este hábito pode dar um brilho de queimado que será impossível de reverter.

9. Roupas brancas

A personal organizer Helo Henne indica uma receitinha simples para preservar roupas brancas: faça sempre uma pré-lavagem com sabão de coco, enxágue e depois utilize uma solução de álcool com bicarbonato de sódio. Use uma escova para aplicar a solução e depois enxágue com água novamente.

Amarelou?

Confira um tutorial preparado por Helo Henne para tirar o amarelado das roupas brancas!

Ingredientes:

  • Água
  • 70ml de sabão líquido
  • 3 colheres (sopa) de bicabornato de sódio

Modo de preparo:

Ferva água (o suficiente para cobrir a peça desejada) em uma panela e acrescente os demais ingredientes. Coloque a roupa dentro da solução e deixe de molho por volta de seis horas. Após esse período, esfregue e coloque a peça para lavar no ciclo longo da máquina. Caso prefira, esfregue-a bem com as mãos.

Texto: Monique Lima/Colaboradora

LEIA TAMBÉM