Criatividade: 7 dicas para inovar no trabalho

Uma pessoa que demonstra criatividade no ambiente profissional tem muito mais chances de se destacar. Confira alguns truques para desenvolver esse potencial

mulher-trabalhando-sorrindo-criatividade
FOTO: iStock.com/Getty Images

Especialistas em criatividade no ambiente profissional ressaltam que a criatividade é um processo. Estimulando-a aos poucos, é possível incorporar a questão da inovação ao ambiente corporativo.

“Só a criatividade é pouco para uma empresa”, finaliza o psiquiatra Roberto Shinyashiki, “afinal, criatividade é a ideia. Inovação é quando você transforma a sua ideia no resultado para o produto”. Em seguida, veja truques para inovar e se destacar no seu ambiente profissional!

mulher-trabalhando-sorrindo-criatividade

FOTO: iStock.com/Getty Images

7 atitudes para aumentar a criatividade no trabalho

1• Analise bem a realidade à sua volta. “Identifique as oportunidades de melhoria nos produtos, processos, formas de gestão ou modelos de negócios”, destaca o coach de carreiras André Luiz Dametto;

2• Após essa observação, tente — aos poucos e sempre verificando se possui uma brecha para isso — dialogar sobre essas oportunidades de mudança, com pessoas que podem somar e ajudar a transformar;

3• Exponha as suas boas ideias sem medo. “99% das vezes nos privamos de compartilhar a ideia por vergonha ou receio de não ser aceita”, explica o diretor de criação Fausto Falcão.

4• Na hora de iniciar um novo projeto ou uma grande transformação, não enrole — e não ligue caso o resultado inicial não saia como o esperado. “O perfeccionismo e a procrastinação são grandes dificultadores da criatividade no dia a dia”, aponta André;

5• Afaste-se da mesmice. “Pensar sempre da mesma maneira e fazer as coisas sempre do mesmo jeito são atitudes que bloqueiam seu potencial criativo”, relata o especialista em recursos humanos e master coach Diego Knebel.

6• Sempre que surgir uma oportunidade nova de aprender, invista. Como explica Diego, “estar em constante aprendizado aumenta nosso acervo de possibilidades para resolver problemas e ajuda a fazer as mesmas coisas de outras maneiras”.

7• E, acima de tudo, relaxe. “Sempre que uma situação-problema se apresentar, busque respirar, relaxar e se concentrar para que novas possibilidades de resolução apareçam”, conclui Diego.

LEIA TAMBÉM

Texto: Victor Santos – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Natália Negretti – Consultorias: André Luiz Dametto, coach de carreiras e professor do MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Diego Knebel, especialista em recursos humanos e master coach da Kasulo Desenvolvimento Humano, em Cascavel (PR); Fausto Falcão, diretor de criação da Fess’Kobbi, em São Paulo (SP); Roberto Shinyashiki, psiquiatra, autor e palestrante