Dicas para conseguir uma grana extra

Confira aqui algumas ugestões para você aumentar sua grana e como reduzir os custos do seu orçamento mensal

grana
Foto: Shutterstock Images

Com um cenário econômico ruim, a palavra-chave de muitas pessoas tem sido “economia”. No entanto, se mesmo assim o orçamento ficou apertado, outra saída possível é conseguir uma grana extra. Confira algumas dicas para juntar um dinheiro a mais:

Faça trocas

Imagine um marceneiro que não consegue pagar as mensalidades da escola da filha. Em troca de sua dívida, ele oferece uma forma de escambo: vai renovar todos os armários da sala dos professores. O professor de economia Leonardo Bastos explica que a chamada economia colaborativa é uma excelente alternativa para conseguir alcançar determinados objetivos e deve rescer nos próximos anos. “O que se deve prestar bastante atenção nesta modalidade é que a mesma tenha um instrumento jurídico que garanta a efetiva realização de ambos os serviços dentro das expectativas de cada um”, aconselha.

grana

Foto: Shutterstock Images

Use a razão

Na hora de adquirir um novo produto, utilize sua consciência e tente controlar o impulso de compra e não gastar grana à toa. Isso pode ser muito difícil para pessoas que apresentam compulsão por compras, que deve ser acompanhada por um profissional, como psiquiatras ou psicólogos. Mesmo assim, avalie se realmente precisa daquele item e se o valor não irá pesar muito no seu orçamento.

Faça investimentos

Após economizar um valor considerável do seu salário, você pode fazer uma aplicação – por meio de bancos ou corretoras – com o dinheiro. Antes de escolher o produto de investimento desejado, tenha em mente quando pretende resgatar o valor e qual o montante inicial disponível para a aplicação. Você pode apostar em negócios mais arriscados, como ações na bolsa de valores, ou em investimentos de renda fixa.

 

LEIA TAMBÉM

 

Consultoria: Leonardo Bastos, coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte (MG).
Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti