Dia Mundial de Combate ao AVC: saiba mais sobre a doença

Dique por dentro de dados importantes no Dia Mundial de Combate ao AVC e entenda mais sobre esse sério problema, suas causas e definição

Dia Mundial de Combate ao AVC
Por Paula Santana - 29/10/2018

Foto: iStock

Em 29 de outubro é destacado o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). O intuito é informar a sociedade que as doenças cardiovasculares, entre elas o AVC, são a primeira causa de mortes no mundo. A seguir, você confere alguns dados importantes sobre o problema!

Dia Mundial de Combate ao AVC

O que é Acidente Vascular Cerebral?

Também conhecido por “derrame cerebral”, o AVC acontece quando há obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro, o que faz com que partes dele deixem de funcionar adequadamente. Segundo Antônio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), má formação vascular cerebral, processo inflamatório das artérias do cérebro, vasculite, embolia cerebral, aterosclerose cerebral e vasos cerebrais, hipertensão arterial e diabetes mal tratadas são alguns dos motivos que levam precocemente a problemas nas artérias cerebrais.

Taxa de mortalidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil, número superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas, sendo a terceira maior causa de óbito entre a população feminina.

É possível prevenir?

“Após os 40 anos, as consultas devem ser periódicas. Além disso, o bom funcionamento do coração e do sistema vascular depende de hábitos saudáveis desde sempre, o que inclui alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer. Esses hábitos auxiliam na saúde física e mental e na redução do risco de doenças cardíacas. Também melhoram a autoestima, amenizam os sintomas da depressão e da ansiedade, e fortalecem o organismo, ocasionando aumento da qualidade de vida”, explica o presidente da SBCM.

Dia Mundial do Combate ao AVC

Foto: Pexels

No Dia Mundial de Combate ao AVC, confira 3 dicas para prevenir o acidente:

Faça check-ups anuais

Não deixe de ir ao médico pelo menos uma vez no ano para realizar todos os exames de rotina, pois se algo estiver errado você terá mais tempo de tratar o problema.

Cuidado com alguns medicamentos

Evite uso de medicamentos sedativos ou ansiolíticos sem orientação médica, pois eles podem alterar o funcionamento do organismo.

Fuja dos industrializados

Esses alimentos são ricos em sódio e gorduras que favorecem o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode provocar o entupimento das artérias, além de causar problemas cardíacos.

Fonte: Antônio Carlos Lopes, presidente da SBCM

LEIA TAMBÉM: