Dia de Nossa Senhora do Rosário: alcance graças rezando para a santa

Neste 7 de outubro, eleve seus pensamentos aos céus e faça uma oração à santa com fé!

Dia de Nossa Senhora do Rosário: alcance graças rezando para a santa
Ilustração: Ricardo Avancini/colaborador | Arte: Douglas Noronha/colaborador

Você sabia que hoje (7) é celebrada Nossa Senhora do Rosário? A data foi escolhida para as comemorações pois, nesse mesmo dia, em 1571, ocorreu a Batalha de Lepanto, quando a esquadra de navios da Liga Santa venceu o Império Otomano, no largo de Lepanto, na Grécia. Na ocasião, em meio ao combate, os cristãos recitaram o rosário e alcançaram a vitória com a intercessão da santa.

Porém, a origem do rosário (palavra que significa “coroa de rosas“) vem do século IX, na Irlanda. Enquanto os monges da época rezavam os 150 salmos de Davi, a maioria dos fiéis, que não sabiam ler, não tinham como acompanhá-los. Então, eles passaram a rezar, em seu lugar, o Pai Nosso e a Ave Maria, orações mais conhecidas e fáceis de serem proclamadas. O rosário completo, constituído de três terços, contempla 150 orações no total.

De início, os devotos de Nossa Senhora do Rosário faziam pequenos nós em um barbante, para não perderem as contas. Veio daí o formato atual, com contas grandes para cada Pai Nosso e, pequenas, para cada Ave Maria. No intervalo de cada dezena de Ave Marias, também deve ser feita uma reflexão sobre episódios que marcaram a vida de Cristo: os Mistérios, divididos em Gozosos (nascimento e infância), os Dolorosos (paixão e morte), os Gloriosos (ressurreição e ascensão) e os Luminosos (vida pública).

Aprenda a oração dessa santa milagrosa, cultuada há séculos pelos católicos, além da forma correta de rezar o rosário para receber seu auxílio!

Dia de Nossa Senhora do Rosário: alcance graças rezando para a santa
Foto: Shutterstock

Como rezar o rosário

O rosário também pode ser feito com apenas um terço, basta rezá-lo por três vezes seguidas. Confira!

  • Inicie pelo Sinal da Cruz, em intenção à Santíssima Trindade;
  • Em seguida, faça seus pedidos e ore o Credo;
  • Antes de passar aos Mistérios, reze um Pai Nosso, três Ave Marias, um Glória ao Pai e outro Pai Nosso;
  • Faça uma reflexão sobre cada Mistério, seguida de dez Ave Marias, um Pai Nosso e um Glória ao Pai;
  • Ao final de cada terço, faça a oração Salve Rainha.

Oração à Nossa Senhora do Rosário

“Nossa Senhora do Rosário, dai a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor. São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção a Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo. Amém!”

Texto e pesquisa: Marcelo Ricciardi/colaborador | Edição: Renata Rocha

Leia também: