6 maneiras de fazer detox pós-carnaval e se livrar da indisposição

Opções para cuidar de si e se livrar das toxinas antes de voltar à rotina

detox de carnaval
Foto: Reprodução/Pinterest

Após um grande período de festas é preciso bastante descanso para recuperar as energias e voltar para a rotina. Nesta época do ano, o excesso é mais do que natural. São muitos drinks, poucas horas de sono e má alimentação, um combo que é a cara da folia, mas que não faz nada bem. Por isso, para te ajudar a se recuperar, nós separamos algumas dicas de detox de Carnaval que vão contribuir para que seu corpo tenha mais disposição e esteja mais saudável no pós-bloquinhos.

Detox de Carnaval para voltar à rotina revigorado

Raspagem da língua

Pode parecer uma prática bastante inusitada, mas é extremamente saudável e contribui para a desintoxicação do organismo. Na língua se concentram muitos resíduos como fungos, bactérias, toxinas, células mortas e até mesmo restos de emoções. Ao raspar a superfície do órgão em jejum, evita-se o processo de reabsorção desses “restos” pelo organismo, o que melhora consideravelmente o processo digestivo. Uma dica é realizar o processo com uma colher, por exemplo, sem aplicar muita força.

Jejum

Depois dos abusos do Carnaval é uma boa realizar o jejum intermitente. A prática consiste em ficar cerca de 12 à 16 horas sem ingerir alimentos para que seu corpo consiga se livrar de toxinas e volte a trabalhar melhor. Neste período é permitida a ingestão de sucos funcionais e água, por exemplo.

Higienização de frutas e legumes

A higienização dos alimentos precisa ser feita corretamente para que substâncias presentes nas frutas e legumes não atrapalhem ainda mais seu processo de detox de Carnaval. A lavagem correta consiste em colocar os alimentos de molho por 15 minutos, em soluções à base de hipoclorito de sódio, também conhecido como água sanitária. Ao contrário do que muitos pensam, deixar de molho em vinagre não é suficiente, já que o ácido acético não elimina as bactérias e microorganismos dos produtos.

Massagem desintoxicante

O procedimento consiste em eliminar as toxinas acumuladas no corpo por meio do suor e da urina e mistura técnicas de esfoliação, drenagem linfática, massagem modeladora, ultrassom e manta térmica. O procedimento busca estimular o sistema linfático, que é responsável por coletar os resíduos do organismo. E, se não bastasse, a massagem também contribui para a quebra das células de gordura.

Skincare

Cuidar da pele também é muito importante, não só devido a má alimentação, mas também por conta do excesso de maquiagens e produtos químicos no rosto.

  • Higienize a pele com chá verde (para desintoxicar)
  • Use o mesmo chá para fazer a máscara.
  • Como fazer: esquente 1 xícara (café) do chá escolhido (para ficar bem concentrado) + 1 folha de gelatina. Aplique no rosto com movimentos do centro do rosto para fora para esticar a pele. Deixe agir por 15 minutos e enxágue.

Sucos Detox

Os sucos são os melhores amigos de quem busca voltar para a rotina de maneira mais saudável. A couve presente na bebida é sempre sinal de que é uma opção saudável para beber e se refrescar fazendo muito bem ao corpo. Confira uma receita de suco de abacaxi, couve e limão para apostar nesse pós-Carnaval.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de salsinha picada;
  • 1 folha de couve;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • Suco puro de 1/2 limão;
  • 1 copo (250ml) de água de coco ou água filtrada.

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e adicione gelo a gosto. Beba em seguida

Leia também: