Detox e as celebs: elas adotaram e super recomendam a dieta!

A dieta possui inúmeros benefícios para o organismo. Ela faz uma "limpeza" nas toxinas e gordurinhas. Altamente recomendada pelas celebs!

Dieta detox: Bruna Marquezine, Fernanda Souza e Ivete Sangalo adotaram!
Foto: AgNews/Rede Globo/Divulgação

Uma dieta rica em açúcar, sódio, alimentos industrializados e fast food pode prejudicar o funcionamento do organismo. Essa má alimentação traz substâncias danosas ao corpo e provoca o aumento das taxas de colesterol, triglicérides, gordura corporal e até mesmo retenção hídrica. Para diminuir esses impactos negativos é necessário realizar uma verdadeira ‘faxina’ no organismo. De acordo com a nutricionista Marcela Mendes, a dieta detox tem como objetivo eliminar s toxinas do corpo através da urina e das fezes. Por isso, é importante consumir apenas alimentos orgânicos, como frutas, sucos, verduras e legumes. “A detox ocorre principalmente no fígado e é dependente de uma série de nutrientes, como vitaminas do complexo B, selênio, cobre, zinco, enxofre, flavonoides, carotenos e aminoácidos como glicina, taurina, metionina e gutamina, presente em diferentes frutas, legumes e verduras”, conclui. Como fazê-la? Por meio da dieta da detoxificação, ou como é conhecida, dieta detox que, além de eliminar as toxinas, faz com que a pessoa perca bastante peso!

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa pode fazer, exceto em casos de hepatopatias, doenças do fígado graves como cirrose, hepatites e que tenham insuficiência renal e pancreática. Segundo a nutricionista Ingrid Bigotto, em casos de quimioterapia também é contraindicado elo fato de que pode acelerar a saída do quimioterápico do organismo, minimizando os efeitos do tratamento. Porém, toda restrição deve ser avaliada por um profissional capacitado. Para quem já tem um estilo de vida saudável, submeter-se a uma detox ocasionalmente, para turbinar o metabolismo e se livrar das toxinas, está liberado.

Benefícios da detox

A dieta detox auxilia na saúde e beleza da pele, unhas e cabelo, contribui com a digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, além de contribuir para o bom funcionamento do fígado e do intestino. Ela também previne a hipertensão, a hipercolesterolemia (colesterol elevado no sangue) e diabetes. Mas não para por aí! A detox também pode ajudar muito quem deseja emagrecer. “Ela pode ajudar no emagrecimento por ativar a tireoide. Várias toxinas reduzem os hormônios da tireoide fazendo com que o metabolismo fique mais lento. Além disso, a dieta reduz a fome, promove o equilíbrio hormonal e desinflama o organismo. Por isso, é fundamental se desintoxicar para turbinar o metabolismo e promover uma perda de peso saudável”, afirma Flávia Cyfer.

Confira as famosas:

 Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Marcela Mendes, nutricionista da rede Mundo Verde; Ingrid Bigotto, nutricionista; Flávia Cyfer, nutricionista 

LEIA MAIS