Pratique os 10 mandamentos no seu dia a dia e viva melhor

Pensar nas palavras de Deus nas pequenas ações do nosso dia a dia pode fazer uma enorme diferença no nosso bem estar. Saiba como!

- FOTO: iStock.com

Os 10 mandamentos enviados por Deus nos auxiliam a viver dignamente, seguindo os preceitos divinos. Pode parecer difícil, mas, na verdade, com pequenas atitudes nós podemos fortalecer nossa fé e transformar nossas ações.

1º: Amar a Deus sobre todas as coisas

O primeiro mandamento convida todos nós a crermos em Deus e a amá-lo acima de tudo. Quando nos preocupamos e temos boas intenções, nós fortalecemos nossa sintonia com os Céus. Por isso, lembre-se de renovar sua conexão com o poder divino todos os dias, seja por meio de orações ou das pensamentos positivos.

Foto de um crucifixo

FOTO: iStock.com

SAIBA MAIS

Trezena poderosa de Santo Antônio

Novena de Santa Rita para conseguir o impossível!

3 orações em comemoração ao dia do padre

2º: Não tomar seu santo nome em vão

Não devemos vincular o nome de Deus a palavras de ódio, de ofensas ou em vão. Deus é nossa fortaleza, por isso, só devemos chamá-lo quando precisarmos de ajuda ou se quisermos agradecer pelas graças concebidas.

3º: Guardar domingos e festas

Nos dias religiosos, nós devemos evitar atividades que nos afastem de Deus. Nesses dias, podemos tirar um tempo para refletir e descansar. Se você preferir, participe de eventos na sua igreja ou se reúna com entes queridos para rezar. O importante é que aproveitemos para refletir sobre o verdadeiro valor cristão.

4º: Honrar pai e mãe

É no leito familiar que nós temos o primeiro contato com a igreja e com Deus. Depois do Criador, não há nada mais sagrado que nossa família. Então, devemos cultivar o respeito, a obediência e a gratidão por ela.

5º: Não matar

Ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa, somente Deus pode determinar o começo e e o fim de nossa existência. Desse forma, além do aborto a eutanásia e o suicídio também são praticamente inadmissíveis dentro dos ensinamentos do catolicismo.

Imagem de uma mão segurando uma cruz com o sol ao fundo

FOTO: iStock.com

6º: Não pecar contra a castidade

Pecar contra a castidade está ligado ao adultério. Quando depositamos a confiança em alguém, devemos honrá-la com nossas palavras e atitudes.

7º: Não roubar

A ambição nos afasta dos Céus. E, se essa cobiça se transformar em apropriação de bens de outra pessoa, torna-se pecado. Para nos conectarmos com Deus, nós temos que praticar a justiça e a caridade.

8º: Não levantar falso testemunho

Este mandamento nos aconselha a não fazer fofoca e não inventar nada a respeito de alguém. A mentira nos desvia dos caminhos cristãos. O nosso próximo tem direito à verdade e não pode ser prejudicado pelas calúnias.

Bíblia antiga com um terço em cima

FOTO: Shutterstock.com

9º: Não desejar a mulher do próximo

Dilemas e conflitos podem surgir devido a uma traição. Além de ferir os sentimentos de pessoas queridas, isso pode gerar uma grande confusão. Para lidar com os desejos, pratique a temperança, moderando os instintos por meio da oração.

10º: Não cobiçar os bens alheios

Quando você sentir inveja de alguém e desejar se apropriar dos bens dessa pessoa, pare e tente cultivar bons pensamentos para você e para os outros. Não podemos nos deixar levar pela cobiça, pois esse sentimento nos conduz a cometer outros erros.

Edição: Júlia Martins/Colaboradora | Design: Aline Barudi

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência