Connect with us

O que você está procurando?

Entenda os males da restrição alimentar e descubra uma forma eficaz de emagrecer
-

Os riscos da dieta da proteína

Entenda os males da restrição alimentar e descubra uma forma eficaz de emagrecer

É muito comum encontrar dietas milagrosas estampadas nas capas das revistas e nos sites da internet nos dias de hoje. Afinal, tudo o que queremos é perder aqueles quilinhos que sobram de forma rápida, não é mesmo? Porém, é preciso ficar atenta a alguns detalhes para que o sonho do corpo perfeito não coloque a sua saúde em risco! Por isso, conversamos com o nutricionista Tiago Mazzilli, que explicou direito os prós e os contras da mais famosa das dietas: a da proteína! Confira:

 

Os riscos da dieta da proteína

Foto: Thinkstock/Getty Images

O que é e como funciona a dieta da proteína?

A dieta da proteína é uma adaptação da famosa Dieta do Dr. Robert Atkins, que consiste em uma restrição de carboidratos e na possibilidade de emagrecer rapidamente mesmo comendo carnes, leite, ovos, bacon e outros alimentos ricos em proteínas e gorduras. Segundo o nutricionista, o sucesso dessa dieta se dá pelo fato de o carboidrato ser a principal fonte de energia para o nosso organismo, que tende a buscar outras fontes alimentares quando se vê privado da primeira. Dessa forma, as proteínas e gorduras acabam sendo queimadas. Porém, nem tudo é tão simples como parece.

Os principais riscos

De acordo com Tiago, os primeiros contras desse tipo de restrição alimentar aparecem logo nos primeiros dias: tonturas, mau hálito, cansaço, impaciência, mau-humor, perda de memória e perda de massa magra. Com o avanço da dieta e o consumo excessivo de proteínas, outros efeitos colaterais mais sérios podem aparecer. Entre eles, os mais preocupantes são o afetamento das funções renais do organismo, a sobrecarga do fígado e o aumento da possibilidade de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

O papel dos carboidratos no organismo

“Além de serem as principais fontes alimentares responsáveis pela produção de energia, os carboidratos preservam a massa muscular, facilitam o metabolismo das gorduras e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso central”, afirma Tiago.  Fora isso, ainda participam ativamente no processo de síntese de hormônios, enzimas, neurotransmissores e defesa imunológica. Enfim, seu consumo é vital para a nossa existência.

O perigo da tentação

Inúmeras pesquisas têm mostrado a dificuldade de adesão dessa dieta por um longo período. Por ser uma dieta restritiva, nem sempre é possível encontrar alimentos permitidos no dia a dia e, mais cedo ou mais tarde, você cairá na tentação, que pode te levar a episódios de compulsão alimentar. Além disso, o nutricionista alerta que de nada adianta levar a dieta pelo tempo necessário para perder os quilos extras se depois você voltará para os antigos hábitos alimentares, que trarão junto a eles os quilos perdidos. “Não há porque restringir o uso de um grupo alimentar se você pode  fazer escolhas melhores e mais inteligentes”, aconselha.

Se essa não é uma boa dieta, o que fazer para emagrecer?

A melhor e mais eficaz forma para emagrecer é procurar um bom nutricionista, que irá, sim, prescrever uma dieta, mas também ensinará hábitos alimentares mais saudáveis. Mas, como estamos falando em carboidratos, você pode começar a mudança hoje mesmo! Troque os carboidratos simples pelos integrais, que possuem menores índices glicêmicos e, portanto, liberam o açúcar no sangue de forma gradativa. São eles: arroz integral, 7 grãos, lentilha, batata doce, mandioca, macarrão integral, farinha de trigo integral, aveia.

 

Consultoria: Tiago Faria Mazzilli, nutricionista formado pela Universidade de São Paulo (USP), atende em Ribeirão Preto pela Academia Espaço Fit Personal (16) 3877-8878

Advertisement

Mundo místico

Em alguns momentos, tudo o que podemos fazer é pedir intervenção divina para orientar e auxiliar os pequenos. Conheça orações para pedir proteção aos filhos

Estilo de vida

Confira opções complementares para entrar no mercado profissional e alavancar uma carreira

Estilo de vida

Tanto na hora de contratar quanto na hora da promoção, é preciso ter um diferencial. Alguns cursos podem ajudar a alavancar sua carreira. Confira!

Moda & Beleza

Elas estão em alta e prometem fazer parte do look das mulheres também na próxima estação

Estilo de vida

Dermatologista fala sobre métodos para evitar o contato direto com os agentes corrosivos

Estilo de vida

Saiba quais são as consequências do excesso da substância no organismo

Estilo de vida

Estudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registram que 17% dos brasileiros já pensaram em se matar

Estilo de vida

Saiba quais cuidados tomar para não atingir os níveis de glicose que definem um diabético