O corpo também fala: veja os gestos involuntários mais comuns e seus significados

Psicólogo explica qual a impressão que uma simples cruzada de braços pode passar

-

Você já ouviu dizer que algumas pessoas falam com as mãos? Quem gesticula demais durante uma conversa acaba ganhando essa fama, mas se engana quem pensa que um diálogo é feito apenas com palavras. O corpo também fala por meio de gestos seja com as mãos, com os olhos, com as pernas ou qualquer outra parte. Até o ritmo da respiração pode significar alguma coisa.

Por isso é bom ficar sempre atenta! Ninguém gosta de ver as pessoas revirando os olhos ou de braços cruzados quando estão contanto uma história ou chamando a atenção. O psicólogo Breno Rosostolato conversou com o Papo Feminino e revelou os significados dos gestos mais comuns que as pessoas fazem em conversas.

 

O corpo também fala - veja o significado dos gestos mais comuns

Foto: Thinkstock/Getty Images

+ Braços cruzados: pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força e até poder. De forma geral, demonstra uma posição defensiva.

+ Cabeça levantada: sinal de interesse, de estar aberto e receptivo à opinião dos outros. Mas, quando está muito levantada, pode passar a impressão de superioridade.

+ Olhos desviados: podem significar insegurança ou medo. Se estiverem virados para cima e para a esquerda: remete à imaginação e a pessoa pode estar construindo a imagem descrita. Para cima e para a direita: tentativa de lembrar algo. Para esquerda: recurso auditivo que junto com esta posição dos olhos serve para demonstrar estranhamento. Para direita: tentativa de recordar algum som anterior. Para baixo e esquerda: lembranças sensoriais como paladar ou olfato. Para baixo e direita: distração, desatenção e lapso.

+ Sentar na ponta da cadeira ou sentar meio deitado:  ao projetar o corpo para frente, a impressão que passa é de pessoa interessada. Já as posições de inclinação para trás indicam diminuição de interesse, desleixo e até mesmo relaxamento.

+ Cotovelos em cima da mesa e cabeça apoiada na mão: tédio, aborrecimento e desinteresse.

+ Pernas Cruzadas: geralmente pessoas perspicaz e obstinadas se expressam desta maneira. Postura dura, firme e confiante.

+ Pernas balançando sem parar: inquietude, ansiedade, agitação e nervosismo.

+ Mãos com as palmas viradas para cima: A pessoa demonstra confiança e está dirigindo a conversa. Geralmente está argumentando, externando ideias e opiniões.

+ Dedos das mãos entrelaçados ou estalando: sugere ansiedade ou agressividade; dedos entrelaçados sugerem humor negativo, resistência, atitude contida e frustração.

+ Gesticular demais ao falar: extrema agitação mental. Pensamentos e ideias intensas. Gesticular é uma maneira de organizar estes pensamentos e dar ordem. Significa também nervosismo.

+ Dedo na boca: ao tapar a boca a pessoa demonstra que está reprimindo as palavras. Sinal de resistência. Dependendo da posição dos dedos, pode ser insinuação como o dedo indicador na boca.

+ Esfregando uma mão na outra: Vontade e desejo de fazer e realizar algo. Planejamento ou estratégia.

+ Comprimir os lábios: Nervosismo, apreensão e ansiedade.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência