Connect with us

O que você está procurando?

Como saber se seu filho tem esse problema que tanto afeta crianças e adolescentes?
- Fobia escolar: seu filho tem?

Fobia escolar: seu filho tem?

Como saber se seu filho tem esse problema que tanto afeta crianças e adolescentes?

A volta às aulas costuma causar muito choro em crianças pequenas e reclamação dos adolescentes que se desacostumam com essa rotina. Porém, é preciso avaliar até que ponto essa reação é normal. A fobia escolar, um tipo de transtorno de ansiedade, é um medo exagerado e injustificado de ir à escola e está entre os distúrbios que mais afetam crianças e adolescentes. “A fobia escolar pode desencadear outros medos, evasão escolar, repetências, ausência de socialização com os colegas e baixa autoestima. Se não percebida e tratada pode oferecer prejuízos para a vida toda”, explica a psicóloga da Clínica Maia, Regiane Rocha da Silva.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Por que tanto medo?

A especialista conta que os fatores desencadeantes desse medo excessivo podem ser de causa genética, estressores familiares, bullying, transtornos de aprendizagem, mau desempenho escolar ou mesmo mudança de escola. A causa mais frequente está relacionada à dificuldade da criança em lidar com a separação física dos pais ou de pessoas que tenham vínculos importantes, pois a fobia evoca desamparo, separação, abandono, insegurança e perda de amor. “Muitos pais, por não terem conhecimento da fobia escolar, ou por não saberem lidar com a situação, acabam por forçar, castigar e impor que a criança vá à escola e isso poderá causar ainda mais sofrimento”, analisa Regiane.

SAIBA MAIS
Seis dicas para manter os filhos na rotina escolar
Como lidar com filhos que são agressivos na escola
Como ajudar o filho a se enturmar na escola

Sintomas

Segundo a psicóloga, muitas vezes, os sintomas da fobia escolar começam dentro de casa, antes de ir à escola ou no trajeto dela. Os mais frequentes são: dor de barriga ao acordar, vômitos, náuseas, diarreias e dores de cabeça, crise de choro quando se aproxima a hora de ir à escola, suores ou tremores, recusa por meio de desculpas infundadas, voltar a fazer xixi na cama, ter insônia ou pesadelos e dificuldade em ficar sozinho.

Como tratar?

Primeiramente, a criança precisa se sentir segura. “Assim, a interação, estimulação, diálogo e apoio de todos os envolvidos (pais, professores, coordenador pedagógico) são fundamentais para o encorajamento de sua ida à escola”, afirma a psicóloga. A terapia cognitiva comportamental é uma das formas de tratamento que traz bons resultados e alivia o medo do pequeno. “Com as técnicas desta abordagem, a criança aprenderá a mudar os pensamentos que geram essa intensa resposta emocional, agindo assim de forma mais realista frente às suas dificuldades”. Em alguns casos, também se faz necessário o tratamento com medicamentos, por isso, o acompanhamento psiquiátrico também é importante. “Quando o medo não faz sentido e interfere nas atividades diárias, é hora de procurar um profissional, principalmente se os sintomas persistirem por mais de dois meses”, completa Regiane.

Advertisement

Estilo de vida

A sua rotina, seus objetivos e o estilo de vida são determinantes para saber quando ativar o modo fitness e começar a malhar

Estilo de vida

Nutricionista Vivian Goldberger fala sobre a alimentação ideal pós-parto: veja como voltar ao peso normal depois da gravidez!

Estilo de vida

Apresentadora Patricia Poeta revelou por que resolveu emagrecer e afirmou que não foram motivos estéticos: veja o segredo para perder peso com saúde

Atualidades

Hacker invadiu conta de Marcela Temer e foi preso: saiba como evitar que seus arquivos vazem na internet com dicas simples e rápidas.

Atualidades

A bailarina Sílvia Alves fez o relato nas redes sociais sobre o constrangimento que passou; veja a história da mulher que sofreu racismo dentro do ônibus

Estilo de vida

A bagunça no dia a dia está atrapalhando a sua dieta? Confira as dicas de nutricionistas, personal organizers e psicólogos e faça diferente!

Atualidades

Saiba o jeito mais rápido de tirar a segunda via de documentos como RG, CNH, certidões de nascimento e casamento, CPF e mais!

Estilo de vida

A colunista de hoje, Vivian Goldberger, fala sobre como deve ser uma alimentação vegetariana equilibrada