Obesidade é doença

Veja as consequências e como evitar

-

Você sabia que o número de brasileiros acima do peso cresceu consideravelmente ano passado? E tem mais! Segundo o ministro da Saúde, se nenhuma ação for feita, o Brasil corre o risco de alcançar o patamar dos EUA de obesidade! Conheça mais sobre essa doença e como evitá-la! Confira!

 

Obesidade é doença

Foto: Shutterstock Images

“A obesidade é uma doença crônica que se caracteriza pelo excesso de gordura no organismo”, começa por explicar a nutricionista Salomé Borregana. Pode colocar em risco a saúde física e mental de uma pessoa e está, também, relacionada com o desenvolvimento de outras patologias.

 

A especialista enumera algumas que surgem em consequência do excesso de peso:

  • Osteoartrite (peso corporal excessivo sobre as articulações, o que resulta num desgaste rápido e numa dor causada pela inflamação);
  • Dificuldades respiratórias (apneia do sono resultante da obstrução das vias aéreas e consequentemente diminuição da qualidade do sono e irritabilidade);
  • Aumento do risco de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e dislipidemias (colesterol e triglicerídos elevados);
  • Cancro (mama, útero, próstata e cólon);
  • Infertilidade e depressão.

 

A nutricionista responde…

Qual a maior dificuldade para um obeso que deseje emagrecer?
“Fazer com que o doente cumpra o plano alimentar e as recomendações médicas. Porém, o mais importante é, sem dúvida, a parte emocional”.

Quais os pilares fundamentais para um emagrecimento saudável?
“A alteração do estilo de vida e a dieta são fundamentais e os únicos eficazes a longo prazo. O tratamento da obesidade requer uma alteração comportamental para o resto da vida”.

Como se pode prevenir a obesidade?
“Este problema envolve uma série de fatores combinados: hereditários, emocionais, socioeconômicos, ambientais e hormonais. Todos estes fatores conduzem a desadequados hábitos alimentares quer em termos de qualidade como de quantidade, aliados ao sedentarismo. Podemos alertar as pessoas com campanhas de esclarecimento junto de profissionais de saúde, pais, escolas, indústria alimentar e sociedade em geral. É fundamental, além de tratarmos os nossos obesos, prevenir os pré-obesos e os indivíduos com peso normal para que, no futuro, não venham a desenvolver a doença”.

Como combater o sedentarismo?
“Suba as escadas em vez de usar o elevador, pratique exercício físico, mas não se limite a ele, introduza novos movimentos no seu dia a dia, faça caminhadas, pois estas ajudam a exercitar os músculos e a perder calorias, opte por atividades ao ar livre na companhia de amigos ou familiares”.
Como fazer uma distribuição correta dos alimentos ao longo do dia?
“Alimentos ricos em fibras, como fruta, vegetais, pão integral, legumes ou cereais, permitem uma saciedade mais rápida. Os hidratos de carbono de absorção rápida, os açúcares, devem ser consumidos moderadamente e nunca diariamente. Para além disto, é necessário reduzir a gordura que utiliza para temperar e cozinhar”.

Para não engordar, que medidas deve tomar um ex-fumante ou um indivíduo que queira deixar de fumar?
“Deve ser aconselhado a comer racionalmente, evitando hidratos de carbono, açúcares, gorduras e alimentos que favorecem o aumento de peso, e a praticar exercício físico regularmente”.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência