Eny Cezarino, famosa cafetina do Brasil, é assunto de livro e minissérie da Rede Globo

Lucius de Mello, autor da obra literária, conta curiosidades sobre a dama da noite

-

Em janeiro de 2016 a Rede Globo deve exibir a minissérie Damas da Noite, baseada na vida de Eny Cezarino, uma cafetina de grande influência no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Situado em Bauru, no interior de São Paulo, o bordel da Eny tinha mulheres elegantes e bem cuidadas, sendo frequentado por figuras importantes da sociedade brasileira. Ivete Sangalo, Alinne Moraes e Bárbara Paz já foram cotadas para protagonizar a minissérie, que está sendo escrita pelos autores Walther Negrão e Suzana Pires. 

Foto: Reinaldo Marques/Globo, Paulo Eduardo/AgNews e Estevam Avellar/Globo

Foto: Reinaldo Marques/Globo, Paulo Eduardo/AgNews e Estevam Avellar/Globo

Lucius de Mello é o primeiro e único jornalista até hoje a fazer uma publicação sobre a cafetina: o livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro foi lançado em 2002 e reeditado este ano com contos inéditos e versão e-book. “A história da Eny, desde a origem de sua  família em Salerno, na Itália, até sua morte, em Bauru,  só eu contei até agora. O meu livro, até então, é o único publicado no Brasil sobre ela”, afirmou o autor, quando questionado se a adaptação para a TV é inspirada em sua obra. Ele revelou que a Rede Globo não comprou os direitos de seu livro e que só poderá ter certeza de que seu trabalho não foi copiado após assistir à minissérie.

+ “O assédio continua, só que de forma diferente”, diz Ronnie Von

Entre as curiosas histórias contadas por Lucius está a do episódio inusitado envolvendo o sertanejo Sérgio Reis, em que ele foi convidado para participar como cantor de uma festa no bordel e, em certo momento, todos ficaram nus. O pai da famosa cozinheira Palmirinha também é citado: ele era o responsável por cuidar dos sapatos das meninas que trabalhavam na casa. Grandes nomes da época, como um Presidente da República, deputados e até o escritor Vinicius de Moraes, que frequentaram o Eny’s Bar, também estão nas páginas da publicação. 

Foto: Divulgacão/Editora Planeta

Foto: Divulgacão/Editora Planeta

Ex-repórter da TV Globo em Bauru, Lucius conta que resolveu escrever o livro sobre a cafetina porque quando se mudou para a cidade para trabalhar, em 1988, um ano depois da morte de Eny, todos o perguntavam se ele conhecia a história da dama da noite: “Me falavam dela com pesar e admiração”, disse. Para ele, a grande sacada dela para atingir o sucesso foi transformar seu bordel num ambiente familiar, em que ela assumia o papel de mãe das meninas. Porém, o “lado bruxa”, como ele mesmo diz, também chama atenção: “Me surpreendeu muito! Em sigilo, ela pedia para um médico de confiança esterilizar as prostitutas e fazer abortos sem que elas soubessem que nunca mais poderiam ser mães”, completa.

+ Monja Coen dá dicas para quem quer praticar meditação e fala de seu livro

Não foi muito fácil para o autor realizar as entrevistas e colher os depoimentos das pessoas que conheciam Eny, sabiam da sua história, ou então, que chegaram a frequentar seu bordel. Algumas delas, só aceitavam falar sobre o assunto por ter preservadas suas identidades. “Um  coronel do exército, último amante da Eny, que morava num bairro elegante do Rio de Janeiro, bateu o telefone várias vezes na minha cara. Só depois de muita persistência consegui arrancar dele algumas palavras sobre o relacionamento que eles tiveram”, revelou Lucius.

Na televisão, Damas da Noite já foi adiada duas vezes pela Rede Globo. De início ela seria exibida em janeiro de 2015, depois passou para o cronograma do segundo semestre, e agora, deverá ter suas gravações iniciadas em setembro. A decisão da emissora em aumentar a duração da minissérie de quatro para dez capítulos foi o motivo do atraso em sua produção. O prestigiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar, ganhador de dois Oscar e dois Globo de Ouro, já foi citado como um possível diretor da atração. 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência