Entenda o efeito sanfona positivo

Emagrecer e depois ganhar peso pode não ser ruim quando se trata de massa magra

-

Diferente do que muitos pensam, ganhar peso pode não ser uma coisa ruim. Quando se trata de massa magra, os quilinhos a mais fazem é muito bem. Algumas pessoas ficam desconfiadas quando começam a praticar exercícios físicos regularmente, mas não perdem peso. O médico ortomolecular Manuel Barreto explica que os músculos adquiridos pesam mais do que a gordura eliminada com a atividade física e isso faz com que os números da balança aumentem ou permaneçam iguais.

Entenda o efeito sanfona positivo

Foto: Getty Images

Quando se trata de emagrecer com saúde, as primeiras modificações no corpo são a diminuição das medidas como quadril, coxas e abdômen. Além disso, o educador físico Andrétt Costa ressalta que a atividade física promove o fortalecimento muscular, a melhora do sono e da disposição, e o bem-estar mental e físico. Ou seja, fazer uma dieta muito rígida pode fazer o corpo perder peso rapidamente, mas não necessariamente estará eliminando só o que há de ruim.

Manuel esclarece o “mito” do índice de massa corporal (IMC) e conta que o famoso cálculo não leva em conta outras variáveis fundamentais e acaba gerando um valor superficial. “O IMC avalia apenas o peso e a altura da pessoa e não revela qual o percentual de gordura no corpo”, afirma. Dessa forma, a pessoa pode estar acima do peso e ter um percentual baixo de gordura ou estar abaixo do peso ideal e ter um alto índice de gordura no corpo.

A massa magra faz parte de um peso saudável, são os músculos mais fortalecidos. Andrett recomenda procurar um médico e realizar uma avaliação que contabilize os percentuais de gordura no corpo. Após alguns exames, é possível descobrir o verdadeiro peso ideal. Algumas atitudes saudáveis podem ajudar quem deseja eliminar gordura e medidas. Confira:

+ Fuja dos refrigerantes. Em geral, as bebidas industrializadas contém uma quantidade grande de sódio e auxiliam para que o corpo retenha líquidos e, por consequência, toxinas.

+ Beba três litros de água por dia. “Sem água, você não consegue realizar os processos metabólicos com eficiência. Ela é a melhor forma de limpar o organismo”, diz Manuel.

+ Não corte os carboidratos. Eles são fonte de energia e o corpo necessita de uma quantidade diária. Prefira os carboidratos integrais e tome cuidado com a quantidade. Procure comer uma porção pequena por refeição.

+ Tome sol. A vitamina D é muito importante para o organismo. Mas lembre-se de passar um bloqueador solar para não danificar as células da derme.

O efeito sanfona positivo é totalmente normal quando se está emagrecendo da forma correta e tonificando a musculatura. É um combo de benefícios: elimina a flacidez e diminui as medidas”, completa o educador físico. Desapegue dos números da balança e fique atenta aos reflexos no seu corpo. Ganhar peso não é sinônimo de engordar!

 

 

 

 

Consultoria
Andrétt Costa, educador físico
Manuel Barreto, médico ortomolecular (CRM – 83558)

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência