Dieta pró-tireoide

Alimentos que melhoram o funcionamento dessa glândula e ainda favorecem o emagrecimento

-

Tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por liberar hormônios (T3 e T4) que desempenham importantes funções metabólicas, inclusive termogênicas”, define Paula Fernandes Castilho, nutricionista de São Paulo (SP).

O T3 e T4 são estimulados por um outro hormônio, o TSH, produzido na hipófise. Quando a liberação de T3 e T4 diminui, a hipófise é “avisada” para produzir mais TSH. Mas se a liberação do T3 e T4 aumenta, a produção de TSH é reduzida.

O nível de produção da tireoide no corpo é capaz de determinar a velocidade que o metabolismo (queima de calorias) trabalha, fazendo com que seu organismo funcione de acordo com a quantidade de hormônios liberada. Quando ocorre o desequilíbrio da atividade dessa glândula, dois tipos de doenças podem ser desencadeadas: o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

No primeiro caso, menos comum, a glândula produz hormônios em excesso, que tendem a causar problemas cardiovasculares, emagrecimento exagerado, irritação, nervosismo e até carência de cálcio.

Já no segundo caso, acontece uma produção de hormônios abaixo do normal, ocasionando ganho de peso, depressão, intestino preso, aumento do colesterol no sangue, menstruação irregular, entre outros sintomas.

Veja o cardápio indicado para auxiliar no funcionamento da tireoide!

 

dieta pro-tiroide

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência