Dieta pró-tireoide

Alimentos que melhoram o funcionamento dessa glândula e ainda favorecem o emagrecimento

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/05/2013 às 08:00
Atualizado às 12:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por liberar hormônios (T3 e T4) que desempenham importantes funções metabólicas, inclusive termogênicas”, define Paula Fernandes Castilho, nutricionista de São Paulo (SP).

O T3 e T4 são estimulados por um outro hormônio, o TSH, produzido na hipófise. Quando a liberação de T3 e T4 diminui, a hipófise é “avisada” para produzir mais TSH. Mas se a liberação do T3 e T4 aumenta, a produção de TSH é reduzida.

O nível de produção da tireoide no corpo é capaz de determinar a velocidade que o metabolismo (queima de calorias) trabalha, fazendo com que seu organismo funcione de acordo com a quantidade de hormônios liberada. Quando ocorre o desequilíbrio da atividade dessa glândula, dois tipos de doenças podem ser desencadeadas: o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.

No primeiro caso, menos comum, a glândula produz hormônios em excesso, que tendem a causar problemas cardiovasculares, emagrecimento exagerado, irritação, nervosismo e até carência de cálcio.

Já no segundo caso, acontece uma produção de hormônios abaixo do normal, ocasionando ganho de peso, depressão, intestino preso, aumento do colesterol no sangue, menstruação irregular, entre outros sintomas.

Veja o cardápio indicado para auxiliar no funcionamento da tireoide!

dieta pro-tiroide

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.