Conheça a resistência insulínica em crianças e sua prevenção

Uma em cada três crianças tem resistência insulínica, que leva ao pré-diabetes: saiba como ajudá-las!

-

Um terço das crianças sofre com a obesidade, segundo apontamento de uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde em 2013. No Brasil, o Ministério da Saúde confirma esses números alarmantes: uma em cada três crianças tem a doença.

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Uma das consequências do excesso de peso é a resistência insulínica, que pode causar pré-diabetes na infância.

O que é

A insulina é o hormônio que leva a glicose para as células, transformando alimentos em energia. Nos casos de resistência, uma desordem do organismo impede esse transporte, gerando excesso de açúcar no sangue. Isso pode causar diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão e outras doenças. “

Apesar de fatores genéticos terem influência, são os hábitos diários que causam a resistência. Os sintomas podem ser imperceptíveis, por serem muito sutis, mas estão relacionados à obesidade e à uma dieta rica em gorduras”, afirma o endocrinologista Luciano Negreiros.

Para não errar

“A prevenção está ligada ao combate à obesidade, ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares”, explica o médico. Na hora de montar o prato dos seus filhos, o ideal é dar preferência a uma alimentação colorida, natural e o mais balanceada possível.

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

Alimentos com muita fibra, como feijão, grãos integrais e frutas (goiaba e caqui) podem diminuir os picos de insulina no sangue e colaboram para manter a criança saciada por mais tempo.

Foto: Shutterstock Images

Foto: Shutterstock Images

O vilão

O especialista alerta: o excesso de açúcar dos alimentos industrializados é uma bomba para a saúde das crianças. Por isso, o médico recomenda que esses alimentos sejam usados em porções mínimas. As frutas, por possuírem um açúcar natural, devem ser oferecidas, mas sem exageros.

Prevenção

• Dieta, exercícios e medicamentos são as três principais formas de tratar a resistência à insulina.
• É fundamental uma dieta com pouca gordura e uma grande variedade de frutas e verduras.
• Os exercícios regulares promovem uma interação saudável entre a insulina e os músculos, podendo reverter o ganho de peso.

Texto original: Karen Barbarini/Colaboradora

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência