Os cães no verão também merecem cuidados especiais

Assim como nós, os cães merecem atenção especial durante o verão. Se você não quer deixar seu cãozinho morrer de calor, siga algumas dicas

- Os cães no verão merecem tantos cuidados quanto você

O verão traz altas temperaturas e, ás vezes, nos faz sofrer. Se nós, seres humanos, já nos sentimos incomodados com o calor e a umidade, imagine então os nossos bichinhos de estimação? Os cães, por exemplo, possuem temperatura corporal mais alta e, por isso, são grandes vítimas nessa estação. Para ajudar a oferecer os cuidados necessários para os cães no verão, conversamos com os médicos veterinários Larissa Peisino e Marcio Waldman.

cães no verão: leve seu bichino para passear

Os cães no verão merecem tantos cuidados quanto você. Foto: iStock

Cães no verão

Levando seu cão para passear
Nessa época do ano, a simples e rotineira tarefa de levar o animal para passear pode ser complicada. “Isso acontece porque as almofadinhas das patas dos cães são super sensíveis e podem sofrer queimaduras se entrarem em contato com o chão muito quente”, explica Larissa. Portanto, os horários entre 10h e 16h devem ser evitados e você deve testar a temperatura do solo antes de colocar o animal. Além disso, levar sempre uma garrafinha de água aos passeios, oferecendo ao animal sempre que o mesmo se mostrar ofegante, é de extrema importância.

A tosa
A temperatura corporal de um cachorro já tende a ser mais alta, portanto, vale manter os pelos dos cães mais baixos nessa época do ano. Essa atitude ajuda a diminuir a retenção de calor e a possibilidade de o animal desenvolver dermatites e coceiras.

É hora de viajar
Estamos em dezembro, época de viajar e curtir a família e, o que para nós pode ser uma simples viagem de carro, para eles pode ser um verdadeiro tormento. Portanto, tomar alguns cuidados é importantíssimo. O Dr. Marcio deixa dicas super interessantes para este caso:

-Diminua o estresse do animal transportando-o sempre em caixas específicas para a ocasião;
-Mantenha a carteira de vacinação atualizada e sempre com você;
-Mantenha o cão sempre com coleira e guia;
-Não alimente ou ofereça água durante a viagem, pois isso pode provocar náuseas;
-Em viagens longas, fazer paradas a cada três horas para o cão andar um pouco;
-Caso seu animal já tenha apresentado enjoos em viagens anteriores, vale passar no veterinário e garantir um remedinho que alivie os sintomas.

 

Prestar atenção aos sinais que o animal dá é a melhor maneira de garantir o seu bem-estar nessa e em todas as outras épocas do ano. Cuide do seu cão e curta a estação!

Consultoria: Marcio Waldman – médico veterinário e diretor presidente do PetLove
Larissa Peisino – médica veterinária e diretora do Reabilitar – Academia e Centro de Reabilitação Veterinário

 

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência