Bruna Linzmeyer fala sobre o desafio de interpretar uma autista

Bruna Linzmeyer está surpreendente na pele de Linda, na novela “Amor À Vida”. Em sua quarta novela, a atriz encara o desafio de viver uma personagem com

-

Bruna Linzmeyer está surpreendente na pele de Linda, na novela “Amor À Vida”. Em sua quarta novela, a atriz encara o desafio de viver uma personagem com autismo e grandes dificuldades de socialização. Antes mesmo de começar a gravar, Bruna revela que já estava emocionada com a personagem: “estou muito sensível ao tema. Está sendo muito emocionante”.

Em entrevista à Guia da TV, Bruna fala sobre os desafios e aprendizados de interpretar alguém com autismo. Confira:

Bruna Linzmeyer fala sobre o desafio de interpretar uma autista

Foto: Alex Carvalho/TV Globo

Como será a relação da sua personagem com a família?
“A família luta pela inclusão dela, pela melhora, para ajudá-la a viver. A Linda tem uma conexão muito forte com a mãe, mas ela não tem uma relação muito boa com a irmã. Existe uma tensão entre elas, um ciúme, uma dificuldade de entendimento.”

Antes da trama, você conhecia alguém com autismo?
“Antes da Linda, eu não conhecia ninguém com autismo. Só depois do personagem. E eu percebi que a partir das dificuldades, das conquistas, ninguém é tão diferente assim. Todos nós temos medos, desafios, limitações. Ninguém é tão diferente assim.”

Qual é o maior desafio para fazer a Linda?
“Ela por si só já é um desafio. Tudo o que vem dentro dela é um desafio: físico, emocional, psicológico, histórico, cultural. E o momento do nosso país também é um desafio, como as diferenças e as deficiências são tratadas aqui. Então, o desafio é desde que o jeito que ela olha até as questões filosóficas.”

Como foi o convite?

“Aconteceu há nove meses, durante um jantar com o Walcyr e o Maurinho. Eles me convidaram, disseram que era uma menina autista. Fiquei muito emocionada, não conseguia dizer nada na hora. Achei muito forte. E depois da Linda, não sou mais a mesma pessoa. Eu abri meu coração, minha alma, meus olhos, para olhar para as coisas com um pouco do olhar que eles têm.”

Você fez alguma mudança física para a personagem?
“Me libertei da maquiagem.”

Bruna Linzmeyer fala sobre o desafio de interpretar uma autista

Foto: Roberto Filho/AgNews


Existem vários graus de autismo. Qual é o grau dela?

“Ela tem síndrome de Asperger, que é o grau mais leve de autismo. Mas ela não foi muito trabalhada nos vinte anos. Então, ela tem muitas limitações, que vão ser trabalhadas durante a novela.”

Quais limitações?

“A maior limitação é a dificuldade é de socialização.”

Onde você buscou referências para a personagem?

“Esse trabalho começou há nove meses. Então, visitei instituições, li livros, assisti filmes, pesquisei algumas entrevistas, algumas palestras. E depois desse processo de pesquisa, passei pelo Sérgio Pena, que é nosso preparador de elenco. É um tema delicado, então, eu e os autores estamos juntos nessa.”

Qual foi sua inspiração para a personagem?
“Então, uma das maiores inspirações é uma canadense, tem um grau alto de autismo e não fala. Mas, aos 10 anos, começou a se comunicar através do computador. E ela é extremamente consciente da condição dela. Muito inteligente, sarcástica, irônica e também muito profunda ao falar sobre a condição dela.”

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência