Despensas são uma ótima alternativa para poupar espaço

As despensas são indispensáveis na hora de manter a cozinha organizada. Confira 6 dicas para você otimizar a sua e planejar da maneira certa

Por Caroline Roxo - 16/05/2018
Duas prateleiras de cozinha com potes para guardar alimentos

Foto: Shutterstock-Images

Quando o assunto é cozinha, a limpeza e a organização são indispensáveis e as despensas fazem a diferença nessa hora. Funcionais, elas desafogam os armários, liberando espaço para louças e utensílios. Além de ajudar a manter o ambiente sempre limpinho. Confira 6 informações que você precisa saber para montar a sua.

Como planejar as despensas?

Uma boa despensa deve ter revestimentos adequados. A dica do arquiteto Allan Feio é optar por cerâmica no piso e tinta acrílica ou epóxi na parede para facilitar a limpeza. Nada de produtos caros, afinal de contas ela não será muito visitada por estranhos.

O tamanho

Dependerá da demanda da casa, da quantidade de pessoas e dos hábitos alimentares. Mas, para o arquiteto, uma despensa deve ter no mínimo 1,2 x 1,5m. “Com essas dimensões, é possível instalar prateleiras, deixando espaço para circulação e acesso a elas”, explica.

Ventilação

A despensa precisa ser bem arejada para evitar que o mofo e a umidade tomem conta do local. “O ideal é conseguir uma ventilação cruzada entre a janela telada – que impede a entrada de insetos – e a porta”, ensina Allan.

Prateleiras

São indispensáveis para otimizar e organizar o espaço da despensa. Há diversas opções de organizadores e prateleiras de alturas reguláveis. “Móveis em metal aramado com rodízios tem a vantagem da mobilidade, podendo deslocá-los de acordo com a necessidade”, defende o arquiteto.

 Organização

Os produtos separados por categoria facilita na hora de encontrá-los e deixa a despensa mais bonita. Allan Feio sugere para pessoas mais organizadas uma despensa sem portas, “uma espécie de closet de mantimentos”, afirma o profissional.

Limpeza

“É extremamente importante manter este cômodo limpo, restos de alimentos podem atrair insetos e outros animais indesejáveis”, enfatiza Allan. Nunca se esqueça de limpar os produtos assim que chegar do supermercado, só depois guarde tudo.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Allan Feio, arquiteto, de Belém (PA)

LEIA TAMBÉM

Cozinha iluminada: além de decorativa, a iluminação deve ser funcional

Cozinha pequena planejada: muita cor e originalidade

Bem planejada: armários e nichos garantem uma cozinha organizada