Descubra como acontece o eclipse lunar

Quando a Lua desaparece não é sinal de má sorte. É sinal que um eclipse está acontecendo! Fique por dentro e descubra como o eclipse lunar é formado

eclipse lunar
Foto: Reprodução/GettyImages

Há cerca de 4 mil anos, povos como os babilônios acreditavam que seus destinos eram determinados pelos astros. Quando a Lua sumia no céu, eles achavam que era sinal de azar. Hoje, nós sabemos o que acontece quando a Lua desaparece: um eclipse lunar, e que isso não tem nada a ver com má sorte.

Como eles se formam?

A Terra está sempre em movimento então, às vezes, ela fica exatamente entre a Lua e o Sol. Quando isso acontece, nosso planeta forma uma sombra sobre a Lua e ela desaparece do nosso campo de visão por alguns momentos. Isso é um eclipse e acontece somente nas fases de Lua Cheia.

Eclipse total

Quando o Sol, a Terra e a Lua estão perfeitamente alinhados, há um eclipse total da Lua, porque a sombra do nosso planeta a encobre. Mas ela não chega a desaparecer por completo, pois uma parte da luz solar continua iluminando-a indiretamente. Então, a Lua fica com uma cor diferente, entre o laranja e o marrom, porque é iluminada pelos raios vermelhos da radiação solar.

Texto: Cristiane Módolo. Revisão: Michelle Albuquerque | Consultoria (Lua de Sangue): Vitória Fernandes, astróloga

LEIA TAMBÉM: