Descubra as sensações que cada aroma proporciona

Saiba qual fragrância é mais indicada para cada ambiente

Por Isabela Zamboni - 10/12/2013

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Sabia que o uso de aromas nos ambientes pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde? Usar uma variedade de fragrâncias derivadas de ervas e flores ajuda a aliviar o corpo de algumas doenças e, além de tudo, pode deixar sua casa ainda mais aconchegante. Veja que tipos de sensações os aromas podem proporcionar em cada ambiente!

Cozinha
Como nesse ambiente prevalecem muitos cheiros diferentes de comida, o mais indicado é utilizar essências cítricas que não se confundem com o cheiro dos alimentos. Opte pelo aroma de limão, que traz a sensação de limpeza. Você também pode optar pelo alecrim, manjericão, laranja e hortelã, que, respectivamente, trazem a sensações energizantes, sedativas, calmantes e estimulantes.

Banheiro
Esse ambiente é perfeito para colocar pequenos vidros de perfumes e aromatizantes, especialmente aqueles com varetas. O eucalipto é um dos mais indicados, principalmente por passar a sensação de limpeza. Você pode optar também por cheirinho de hortelã (estimulante), pitanga (calmante) e maracujá (calmante).

Sala
Por ser um local frequentado por muitas pessoas diferentes, esse é o espaço que mais deve ser levado em consideração. Aromas de tangerina, gerânio, lima e lemongrass são boas opções, principalmente por serem calmantes e relaxantes. Evite espirrar qualquer perfume floral ou de baunilha, pois podem deixar sua sala com o cheiro muito enjoativo.

Quarto
Tudo depende do seu gosto, afinal, o quarto é o cantinho íntimo da casa. No entanto, por ser um ambiente de descanso, é indicado o uso de aromas mais suaves e relaxantes. Lavanda (principalmente no quarto dos bebês), patchuli, gerânio e sândalo são boas opções.

Veja também outras opções de aromas para transformar qualquer ambiente:

Acácio: é indicado para ter uma boa noite de sono;
Almíscar: delicioso, aumenta a sorte e pode aguçar a intuição;
Alfazema: passa a sensação de paz e tranquilidade;
Camomila: seu efeito calmante é muito indicado, principalmente para os quartos;
Canela: cheirinho muito agradável e que passa a sensação de tranquilidade;
Erva-doce: aroma que lembra limpeza e pode conferir harmonia ao ambiente;
Jasmim: tem efeito calmante;
Violeta: o aroma floral ajuda a espantar energias negativas.