Descubra 5 alimentos que são bons para a saúde da visão

Muitos esquecem, mas também é preciso se preocupar com a saúde dos olhos. E neste caso nem é tão difícil, basta uma alimentação saudável.

homemade strawberry pie on table with chamomile flower tablecloth
Foto Shutterstock.com

A alimentação é a base para a boa saúde. Por isso, quem quer preservar a saúde dos olhos, deve optar sempre por ingerir nutrientes de qualidade. “Uma alimentação equilibrada nutricionalmente previne variadas doenças. A carência de determinadas vitaminas e nutrientes pode comprometer a visão”, explica a nutróloga Alice Amaral. Confira alguns exemplos!

 

Sanduíche, com salada

Foto iStock.com/getty images

 

1- Laranja e acerola

Possuem vitamina C e carotenoides, substâncias responsáveis pela prevenção da deterioração da mácula (parte do olho responsável pelo que vemos à nossa frente) e da cegueira noturna.

2 – Chá de camomila

É um importante aliado da saúde da visão. Compressas feitas com ele ajuda a descansar os olhos depois de um dia inteiro de trabalho, contato com a poluição, muita luz direta e poeira. E também pode ajudar nos casos de conjuntivite, pois tem propriedades calmantes, que amenizam a coceira e a irritação causadas pela doença.

 

homemade strawberry pie on table with chamomile flower tablecloth

Foto Shutterstock.com

3 – Morango e demais frutas e frutos de cor vermelha

Fonte de vitamina C, são poderosos antioxidantes responsáveis por combater os radicais livres, prevenindo tanto a degeneração macular quanto a perda de visão.

4 – Alho e cebola

Responsáveis por diminuir a pressão arterial, já que são vasodilatadores, atuando na prevenção do glaucoma, doença dos olhos que atinge muitas pessoas, especialmente os mais idosos.

 

Ovos fritos, fundo branco

Foto shutterstock.com

 

5 – Ovo

A gema é rica em luteína e zeaxantina, substâncias que são foto-oxidantes e que agem na prevenção da degeneração macular.

Saiba mais:

Mais do que um ingrediente, o alho é um remédio!

Ômega-3 melhora o desempenho escolar

Alimentos que possuem o poder da cura

Consultoria Alice Amaral, médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício e Esporte