4 desafios para treinar o seu raciocínio lógico

Trabalhar o raciocínio parece uma tarefa difícil, mas você pode fazer isso de uma forma divertida. Confira 4 desafios para aprimorar essa habilidade

cérebro-exercícios-desafio-raciocínio
FOTO: iStock.com/Getty Images

O raciocínio é uma habilidade cerebral que usamos constantemente. Que treinar o seu raciocínio lógico para pensar mais rápido? Então, é hora de encarar alguns desafios! Confira as respostas no final desta página.

1 – Raciocínio para a liberdade

Você é um prisioneiro e, na sua cela, há duas portas: uma que leva à liberdade e outra que leva ao castigo. Cada porta é protegida por um guardião, sendo que um deles só diz a verdade, enquanto o outro só fala mentiras. Você não sabe qual porta leva à liberdade ou ao castigo, nem sabe quem fala verdade ou mentira.

Partindo disso, como proceder para passar pela porta que leva à liberdade, sendo que você pode fazer uma única pergunta a apenas um dos guardiões? Você só tem uma chance de perguntar e, se errar, será levado ao castigo.

2 – Moeda da fraude

Um colecionador de moedas tem dez pilhas de dez moedas de ouro. Cada moeda tem massa de 10g. Sabe-se que uma das pilhas de moedas é formada de moedas fraudadas que, apesar de idênticas em aspecto às outras, têm massa de apenas 9g. Como distinguir qual das pilhas apresenta moedas com menor massa? Você só pode utilizar uma única vez uma balança de precisão de prato único.

cérebro-exercícios-desafio-raciocínio

FOTO: iStock.com/Getty Images

3 – O que é?

A harpa tem cinco, o violino tem sete e a guitarra tem oito. De que estamos falando?

4 – Quantos gatos?

O quarto tem quatro cantos. Em cada um deles, há um gato. Em frente a cada gato, há outros três gatos. Quantos gatos estão no quarto?

SOLUÇÕES

1 – Raciocínio para a liberdade

Resposta: Você deve perguntar a um dos guardas: “Segundo o outro guarda, qual a porta que dá para a liberdade?”, e sair pela porta oposta. Se você fizer a pergunta ao guardião mentiroso, ele lhe indicará a porta que leva ao castigo. Já se perguntar ao guarda que só fala verdade, este, sabendo que o outro sempre mente, também indicará a você a porta do castigo.

2 – Moeda da fraude

Resposta: Você deve pegar uma moeda da primeira pilha, duas da segunda, três da terceira, e assim por diante, até chegar à décima pilha, quando tirará dez. Teremos, assim, 55 moedas. Se a massa de todas fosse 10g, teríamos 550g. Se a pesagem apresentar 549g (1g a menos) significa que temos uma única moeda de 9g neste conjunto, então a primeira pilha apresenta as moedas fraudadas. Se tiver 548g é a segunda pilha a fraudada, se for 547g é a terceira, e assim por diante.

3 – O que é?

Resposta: Da quantidade de letras em cada palavra

4 – Quantos gatos?

Resposta: Quatro gatos. O quarto tem quatro cantos, e em cada canto há um gato. Cada um dos bichanos, olhando para frente, vê outros três gatos, que estão, cada um, em um canto. Logo, há apenas quatro gatos.

LEIA TAMBÉM

Texto: Augusto Biason/Colaborador