5 dicas práticas para se livrar da depressão e ansiedade

Esses transtornos já são a terceira maior causa de afastamentos do trabalho no mundo. Veja como se prevenir e cuidar de tais doenças

Entenda como se prevenir da depressão e ansiedade.
Entenda como se prevenir da depressão e ansiedade. FOTO: Shutterstock

Em nível mundial, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões. Segundo dados do Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade divulgado pelo Governo Federal, nos últimos 4 anos, problemas acarretados pelos altos níveis de estresse, depressão e ansiedade, foram a terceira maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. Mais de 17 mil casos de concessão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez foram registrados entre 2012 e 2016 com este motivo.

Importância da prevenção

Hoje, aproximadamente 300 milhões de pessoas vivem com depressão.

Hoje, aproximadamente 300 milhões de pessoas vivem com depressão. FOTO: Shutterstock

A preocupação com o crescimento desses números é alarmante, tanto que neste ano, o Dia Mundial da Saúde, que foi celebrado em 7 de abril, teve como lema da campanha mundial o titulo “Depressão: vamos conversar”, organizado pela OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Este cenário mostra como é fundamental que as empresas implantem programas de Prevenção e Promoção à saúde do trabalhador, afinal, prevenir é proporcionalmente muito mais barato do que assistir o paciente após a contração do problema. E mais importante do que isso, evitar que as pessoas adoeçam irá melhorar não só a qualidade de vida dos colaboradores, mas, consequentemente os resultados das organizações.

5 dicas práticas

Se você já teve crises de depressão e ansiedade sabe o quanto isso mexe com a rotina, certo? Então, com a finalidade de combater esses problemas e garantir maior qualidade de vida, listamos 5 formas eficazes para você seguir e conquistar bem-estar! Pronto para conferir?

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Fábio S. Cardoso, médico especialista em anestesiologia, longevidade e antienvelhecimento

 

LEIA TAMBÉM: