Depoimento: “meditação e orações estão me ajudando a encarar a ansiedade”

Superar a ansiedade pode não ser fácil, mas histórias de quem já passou pelo transtorno ajudam quem sofre com o problema. Confira este relato!

Depoimento: “meditação e orações estão me ajudando a encarar a ansiedade”
Foto: iStock/Getty Images

“’Quem é a Polly? O que a Polly gosta de fazer? O que a Polly vai ser? Por que a Polly vai fazer isso? Por que a Polly não fez aquilo?’ Estava aí a causa de eu ser uma pessoa muito ansiosa que sofria de preocupação excessiva, problemas de sono, tensão muscular e mal-estar psíquico relacionado à ansiedade: as perguntas sem respostas relacionadas à minha vocação!

Depoimento: “meditação e orações estão me ajudando a encarar a ansiedade”

FOTO: iStock.com/Getty Images

Desde que me formei em engenharia química há 11 anos, possuía uma certa ansiedade em relação a tudo e a todos. Mas esta aflição foi se acentuando quando pensava na minha vida profissional — saber o que eu realmente gostava e qual era meu verdadeiro talento. Após me formar, entrei como trainee em uma renomada empresa de consultoria em gestão empresarial e por lá fiquei durante oito anos acompanhada da minha inseparável amiga ansiedade. Ao sair, atuei em alguns projetos como autônoma e depois fui convidada a trabalhar em uma grande construtora. Possuía outro ritmo de vida, mais tranquilo, menos pressão. Mas a danada da ansiedade estava ali, cada vez mais presente nos meus dias.

Aí veio esta crise que estamos enfrentando: as empresas começaram a demitir e eu me vi no grupo dos desempregados. Meu mundo caiu! Aquela ansiedade, até então normal, começou a ficar cada dia maior devido às dúvidas vocacionais, à falta do trabalho e às péssimas perspectivas econômicas do país. Eu, uma pessoa ansiosa e profissional gabaritada, precisava utilizar este momento a meu favor. Para não cair em crise de paranoia no futuro, aceitei o convite da ansiedade para parar e me olhar profundamente.

Escolhi trabalhar mais minha espiritualidade e fazer o coaching de carreira como forma de apoio. A meditação e as orações estão me ajudando a encarar a vida de uma forma mais leve. Já o coaching me aproximou da minha essência e me fez reconhecer minhas verdadeiras vocações. As diversas ferramentas de autoconhecimento e os diálogos profundos geraram momentos extraordinários de reflexão. Desenvolvi novas crenças para criar uma vida pessoal e profissional com mais significado, ajudando a tomar decisões alinhadas com os meus valores. Meu coach me ajudou muito a ter equilíbrio nesse processo de descoberta que, em algumas etapas, não foram fáceis.

Hoje consigo responder às questões que vão aparecendo e sei quem é a verdadeira Polly. Mas o mais importante é que sei o que devo fazer para ter uma vida pessoal e profissional que realmente me faça sentido, mantendo aquela terrível ansiedade domesticada.”

Pollyana Drumond Vieira, Belo Horizonte (MG)

 

LEIA TAMBÉM: