Dentes bonitos mostram mais do que beleza, transmitem jovialidade!

Dentes bonitos, rosto em harmonia. A simetria está ligada intimamente à beleza, pois um sorriso perfeito transmite uma aparência jovial, feliz e radiante!

Rosto de mulher, linda, sorrindo
FOTO: Shutterstock.com
Dentes bonitos, rosto em harmonia. A simetria está ligada intimamente à beleza, pois um sorriso perfeito transmite uma aparência jovial, feliz e radiante!

O sorriso é o cartão de visita de uma pessoa. Nossos hábitos alimentares, cuidados diários e a forma como sorrimos influenciam toda a aparência. Lembrando que os sinais da idade também são refletidos nos dentes. Nossa equipe conversou com um especialista para saber quais dicas e tratamentos vão ajudá-la a ficar mais jovem e com um sorriso maravilhoso.

Rosto de mulher, linda, sorrindo

FOTO: Shutterstock.com

Problemas

Os mais comuns são escurecimento, desgaste patológico como bruxismo e problemas articulares, além de doenças periodontais. O escurecimento é consequência de alguns maus hábitos como fumar, e da má alimentação como consumir muito café, vinho tinto e outros alimentos com pigmentação forte. “O desgaste é o que mais compromete a nossa estética”, segundo Normando Scarabotto Neto, dentista de Belo Horizonte (MG). Ele acontece devido à perda de estrutura nos dentes molares, que ficam na parte posterior na boca fazendo com que os dentes frontais fiquem mais curtos, se toquem com mais força e se quebrem com frequência. As doenças periodontais, chamadas de doenças gengivais, acontecem quando a região ao redor dos dentes inflama e regride em direção ao osso mandibular. O formato irregular, a ausência de dentes e próteses mal adaptadas também deixam o sorriso desarmonioso.

Tratamentos ideais

Para corrigir as imperfeições orais existem tratamentos simples e rápidos. Veja alguns:
Clareamento dental: feito em casa com um gel, ou no consultório com laser, ele clareia o esmalte dos dentes através da substância peróxido de hidrogênio.
Facetas de porcelana: semelhante às unhas postiças, o dente é desgastado para que a faceta se encaixe nele.
Facetas em resina: não precisa desgastar os dentes, apenas modelar a resina em volta para que se tenha o resultado desejado, que pode ser obtido em até 4 horas.
Ortodontia: a correção do posicionamento dos dentes só é feita com o uso de aparelhos ortodônticos. Hoje em dia já existem aparelhos linguais, que são fixados do lado de dentro dos dentes e ficam invisíveis do lado de fora.