Delícias com café: receitas saudáveis para inovar na cozinha

Além de saboroso, esse ingrediente é fonte de antioxidantes e minerais que blindam o corpo de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Confira algumas receitas com o grão!

Além da forma líquida, é possível realizar várias delícias com café. FOTO: Shutterstock
Além da forma líquida, é possível realizar várias delícias com café. FOTO: Shutterstock Images

Alimento de gosto e aroma bastante característicos, o alimento não se limita apenas em sua forma líquida dentro da xícara, sendo possível cozinhar várias delícias com café. Não há outra bebida igual: os apreciadores do ingredientes têm, em uma única dose, sabor, energia, aroma, minerais, antioxidantes, ácidos anticancerígenos e outra série de substâncias capazes de trazer melhorias incríveis ao organismo.

“De um modo geral, o café favorece a saúde, pois possui propriedades antioxidantes e benefícios nutricionais que podem turbinar o organismo!”, explica a professora de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (SP), Silvana Vertematti.

Além disso, a profissional também explica que o grão pode favorecer a ausência de doenças neurodegenetativas ao longo da vida, problemas esses que, além do fator hereditário, podem ter o estresse excessivo como causa. “Existem muitos estudos que demonstram que pessoas que consomem quantidades adequadas de café apresentam risco reduzido para algumas doenças sérias, como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo II, problemas do fígado, depressão, AVC e até alguns tipos de câncer”, frisa.

São pratos, tanto doces quanto salgados, que podem levá-lo consigo, proporcionando uma explosão de sabor aos admiradores do grão. A seguir, você confere algumas delícias com café para inovar no dia a dia e surpreender a todos à mesa. Que tal?

Texto: Paula Santana | Consultoria: Silvana Vertematti, professora de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi (SP)

 

LEIA TAMBÉM: