Jardins em miniatura: aposte nos terrários para decorar qualquer cantinho!

A ciência já comprovou: possuir um jardim em casa e cuidar dele pode fazer muito bem à saúde. “O exercício de cuidar de plantas, regar e adequar a quantidade de terra para suas necessidades pode ajudar a diminuir o estresse, além de prevenir a depressão e outras doenças mentais”, afirma a bióloga Lilian Ribeiro, da Lili Terrários e Mini Jardins. Mas e quando moramos em apartamentos ou casas com pouco espaço? Os terrários para decorar o cômodo podem ser boas opções. Confira nossas dicas e resolva o problema!

terrários para decorar

Foto: Shutterstock.com

Terrários para decorar: solução perfeita

Os jardins em miniatura são uma ótima opção tanto para quem sofre com a falta de espaço, quanto para quem mora em cidades onde o frio ou o calor excessivo castigam as plantas. Também conhecidos como terrários, eles são ecossistemas fechados que podem ser feitos em potes de vidro e dispostos em qualquer lugar, decorando, por exemplo, a mesa de jantar, a sala de estar, o escritório e até o banheiro.

Faça em casa!

Segundo Lilian, para se ter um belo jardim em miniatura é necessário possuir um ambiente com boa luminosidade. “Além disso, uma boa dose de criatividade também é indispensável. Você pode combinar diversos tipos de plantas para colorir seu jardim, observando o formato e a textura das plantas a serem utilizadas e se combinam no mesmo ambiente, ou seja, se é planta que gosta mais do frio ou calor, se gosta de muita ou pouca água… Mas, para isso, é preciso considerar o espaço que você possui, para que sua decoração não fique muito pesada ou até mesmo confusa”, explica.

Texto: Laís Rodrigues

LEIA TAMBÉM