Decoração sob a escada: dicas para aproveitar o espaço vazio!

As escadas deixaram de ser funcionais e passaram a fazer parte da decoração. Inspire-se nas ideias a seguir e aproveite o vão livre abaixo dos degraus.

Por Mariana Siqueira - 16/02/2017

Morar em uma casa de dois andares pode gerar dúvida no momento de decorar: como aproveitar aquele espaço ocioso e, por vezes, “condenado” sob a escada? A criatividade dos arquitetos e designers de interiores está acabando com esse problema. Um projeto bem feito não só valoriza e integra a escada à decoração dos ambientes, como as torna muito funcionais. Confira.

Cantinho do xodó

Decoração sob a escada: dicas para aproveitar o espaço vazio!

 

Abaixo da escada, um adereço se destaca: o rádio-vitrola que remete aos anos 50. A decoração da sala de jantar, que ocupa a área sob a escada, foi cuidadosamente pensada para aproveitar bem o espaço e integrá-lo ao estar. São diferenciais o pendente Milk Bottle, da Droog – mimo garimpado em Nova York – e o aparador da Desmobilia. O espelho bisotado, colocado na parede, dá sensação de amplitude ao ambiente.

Para valorizar o conjunto

Decoração sob a escada: dicas para aproveitar o espaço vazio!

A escada foi feita em perfis metálicos, com piso em chapas xadrez dobradas e corrimão em metalon. O acabamento escolhido foi o esmalte sintético preto acetinado. A escada foi pensada para estar em harmonia com as esquadrias existentes, feitas do mesmo material. Dessa forma, criou-se unidade de todas as esquadrias com a escada, gerando um ambiente mais integrado e valorizando o conjunto arquitetônico, não somente um detalhe.

Criatividade

Decoração sob a escada: dicas para aproveitar o espaço vazio!

Aproveitar o vão da escada em uma cobertura de 200m² e otimizar o espaço da sala de estar. Essa foi a principal preocupação da designer de interiores Iara Santos ao conceber este projeto, na cidade de Belo Horizonte. A grande sacada da profissional para solucionar a questão foi desenhar um móvel em laca branca e vidro, estrategicamente posicionado no vão. A peça harmoniza-se com o corrimão, também de vidro, e vai ao encontro de uma tendência cada vez mais comum, que é o aproveitamento de todo e qualquer espaço, uma vez que os imóveis estão ficando cada vez menores. “Há muitas opções para se aproveitar o cantinho sob a escada. Um móvel, uma adega ou até mesmo um pequeno jardim iluminado podem transformar um espaço sem graça em diferencial na decoração”, sugere Iara.

Uau!

Decoração sob a escada: dicas para aproveitar o espaço vazio!

Quando criou a decoração deste apartamento duplex, na Barra da Tijuca – no Rio de Janeiro – a designer de interiores Roberta Devisate foi além. Criativa e ousada, vislumbrou no vão de escada que dá acesso ao setor íntimo um espaço perfeito para wine-bar, com cave desenhado especialmente para organizar louças, copos e bebidas. O acabamento de laca branca brilhante forma contraponto charmoso com a perobado-campo dos painéis e nichos na marcenaria. Um ótimo exemplo de que é possível aproveitar o espaço com muito requinte e funcionalidade.

Texto: Rafael Gimenez/Colaborador | Consultoria: Iara Santos, designer de interiores, de Belo Horizonte (MG) e Roberta Devisate, designer de interiores, de Niterói (RJ)

LEIA TAMBÉM