Dê um colorido à sua sala usando flores e folhagens

Folhagens e flores ornamentais são alternativas belas para alegrar os ambientes e enchê-los de vida, mesmo nos grandes centros urbanos

Sala grande em tons de bege decorada com flores e folhagens na mesa, e em uma parede completa ao lado da televisão que fica de frente para o sofá.
Foto: Divulgação

Cada vez mais, viver nos grandes centros urbanos é sinônimo de trânsito, estresse e muito concreto. Mas isso não precisa ser uma regra para pessoas que gostam de escapar do caos, e você pode fazer de seu lar um refúgio com folhagens e flores, que trazem a sensação de bem-estar ao ambiente. “A necessidade do contato com a natureza é cada vez maior. Mas o que se percebe é que tanto os apartamento e casas menores quanto os espaços públicos estão menos arborizados. Isso gera a vontade de acrescentar mais verde à ambientação da casa”, conta a arquiteta Estela Netto.

Diferencial

“Plantas dão ares de personalização e cuidado, por isso são, hoje, tão utilizadas nos interiores das residências e em espaços comerciais. Além disso, geram aconchego. Trazer o verde para casa é um sinal de que estamos trazendo a natureza para perto.

Tendência ecológica

Junto com a decoração de flores, vasos, folhagens e plantas, muitos escritórios de arquitetura estão apostando em móveis feitos com MDF, madeira de reflorestamento e madeira de demolição. Além de serem ecologicamente corretos, esses materiais saem mais em conta para o dono da casa. E Renata dá outras ideias verdes: “criei uma estante multiuso, que pode ser usada em varandas de apartamentos, em uma cobertura ou em um jardim de inverno. O morador pode cultivar um jardim vertical ou mesmo uma horta sobre este móvel. Além de sustentável, ela visa o melhor aproveitamento dos espaços”.

Estela dá outra sugestão para quem tem pouco espaço em casa, mas não abre mão do verde: “Há cachepôs lindíssimos que recebem vários tipos de plantas para áreas de sombra ou meia sombra. Eles são ideais para interiores e apartamentos pequenos, e podem ser feitos de diversos materiais”, finaliza.

Sala grande com sofá de madeira e almofadas brancas com dois quadros acima, ao lado do sofá uma mesa de madeira escura com uma cadeira e ao lado da mesa um vaso com folhagens. No centro da foto, uma mesa de centro com vasos de flores e folhagens.

Foto: Divulgação

Cuidados básicos com as folhagens

✓Escolha aquelas que não necessitam de muita luz para crescer. As mais indicadas são: lírio da paz, bromélias, cactos, violetas, begônias e samambaias.

✓As plantas devem ser regadas de duas a três vezes por semana, dependendo do vaso escolhido e do clima. Se o vaso for pequeno, regue com mais frequência. O mesmo vale para períodos mais secos. Mas lembre-se: água demais fará mal à planta.

✓Elimine folhas secas, adube a terra todo mês e aplique produtos para eliminar doenças e pragas sempre que necessário. Isso ajuda a deixar a planta bonita por mais tempo.

Texto: Redação Alto Astral | Estela Netto, arquiteta

LEIA TAMBÉM